Bernardo Mello Franco: Caminho livre para o ministro tubaína

As suspeitas de plágio acadêmico não devem abalar a caminhada de Kassio Nunes rumo ao Supremo. O desembargador que copiava está a um passo de garantir a cadeira na Corte. Deverá ocupá-la por quase 27 anos, até maio de 2047.

Ontem o senador Eduardo Braga apresentou seu relatório à Comissão de Constituição e Justiça. O líder do MDB descreveu Kassio como um “exemplo de garra e perseverança”. Para ele, os indícios de fraude no mestrado e no doutorado não desabonam a reputação do escolhido. “Mirar abstratamente o curriculum do indicado significa retirar a dimensão humana dos conhecimentos que ele adquiriu”, filosofou.

A Constituição afirma que os aspirantes a ministro devem ter “notório saber jurídico”. Pelo relatório de Braga, Kassio não precisa se preocupar. A exigência, segundo ele, não estaria ligada a “títulos e diplomas”. Bastaria carregar “sementes de conhecimento, que germinam em terreno fértil de humildade intelectual e devoção a causas justas”.

Para reforçar seus argumentos, o senador recorreu a Ruy Barbosa. “Vulgar é o ler, raro o refletir. O saber não está na ciência alheia, que se absorve, mas principalmente nas ideias próprias, que se geram dos conhecimentos absorvidos”, pontificou. Morto há 97 anos, o jurista baiano não pôde opinar sobre a citação.

Braga foi ministro de Dilma Rousseff, mas virou bolsonarista desde criancinha. Na semana passada, ele convidou o capitão a se filiar ao MDB. Seria uma mera formalidade. A legenda já mergulhou de cabeça no governo, com as bênçãos do ex-presidente Michel Temer e do senador Renan Calheiros.

Nos últimos dias, Kassio mostrou que também poderia aderir ao partido. Como um bom emedebista, ele sabe dizer o que o interlocutor quer ouvir. Em jantares e conversas ao pé do ouvido, o desembargador se solidarizou com senadores na mira da Justiça. Ganhou apoios em todo o espectro político, do DEM ao PT.

Com o aval da oposição, a sabatina da próxima quarta-feira tende a ser indolor. O caminho está livre para o ministro tubaína. (O Globo – 15/10/2020)

Leia também

Secretário-geral visita Goiás para acompanhar reestruturação do Cidadania no estado

O Cidadania está passando por uma fase de reestruturação...

Vigilância em Saúde de Campo Mourão se torna exemplo de sucesso no Paraná

O município de Campo Mourão, administrado pelo prefeito Douglas...

ATENÇÃO DIRETÓRIOS: Pedido de tempo de TV deve ser feito de 10 a 25 de maio

A direção nacional do Cidadania alerta os diretórios estaduais...

Executiva Nacional discute preparação para próximas eleições no dia 26 de maio

Os integrantes da Executiva Nacional do Cidadania se reúnem...

Prefeitura de Nova Lima lança app para inclusão da comunidade surda

A Prefeitura de Nova Lima, administrada por João Marcelo...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!