Filie-se

Faça a sua filiação online

Conheça

Participe

Acompanhe

Acesse também

Filie-se

Faça a sua filiação online

Contas

Conheça

Participe

Acompanhe

Acesse também

Alessandro, Kajuru e Eliziane questionam Nunes Marques em sabatina para o STF

Audiência ocorreu nesta quarta-feira (21) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal (Crédito da Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) afirmou nesta quarta-feira (21) durante a sabatina de Kassio Nunes Marques na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) que a indicação do desembargador para o Supremo Tribunal Federal é “a mais perfeita materialização do sistema de cruzamento de interesses que impera no Brasil há décadas”. 

“Não surpreende a indicação, não surpreendem seus apoios”, observou, em referência aos padrinhos da indicação, que vão de próceres do centrão a bolsonaristas e petistas.

Vieira, que apresentou um relatório paralelo ao oficial, sob responsabilidade do senador governista Eduardo Braga (MDB-AM), apontou lacunas no trabalho do colega e argumentou que Nunes Marques não cumpre os poucos requisitos constituicionais exigidos para o posto, como notório saber jurídico e reputação ilibada.

Segundo ele, o notório saber poderia ser comprovado com “aprovação em concursos públicos para carreiras jurídicas”, “sólida carreira acadêmica”, “títulos regularmente conquistados” ou “publicações reconhecidas”, o que, na avaliação dele, não é o caso do desembargador.

O senador também apontou que a “higidez do currículo” de Marques está em questão diante das suspeitas levantadas pela imprensa sobre a sua formação. “O arquivo digital da dissertação de mestrado disponibilizado na internet aponta como autoria o nome de Saul, de quem o indicado teria copiado diversos trechos, inclusive com erros de ortografia copiados”, lembrou.

Morosidade

O parlamentar também apontou que Nunes Marques responde a mais de 25 representações no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por morosidade, o maior número de questionamentos nesse sentido no Tribunal Regional Federal, três vezes mais do que a média atribuída a outros magistrados da Corte.

Por fim, Vieira ainda questionou o nome indicado de Bolsonaro para o STF sobre a contratação de sua mulher para um cargo comissionado no Senado Federal e se ele se declararia suspeito “para apreciação de algum caso envolvendo as figuras quer sejam dos empregadores de sua esposa ou de pessoas com os quais o senhor tenha um relacionamento prévio”.

Também na sabatina, o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) – que se manifestou contra a indicação – disse considerar “um verdadeiro tapa na cara da sociedade brasileira” a decisão do desembargador que liberou “licitação milionária” do STF para compra de vinhos e frutos do mar.

“Na sentença, o senhor foi favorável à continuação dessas regalias revoltantes num país miserável. Em nenhum momento passou pela sua cabeça que, embora dentro de princípios legais, não seria eticamente discutível, no contexto sociopolítico e econômico do País?”, perguntou.

Kajuru ainda explicou que não se reuniu previamente com Nunes Marques por contra “sabatinas informais”. “Eu não o recebi em meu gabinete, não participei de nenhum jantar com, nem o encontrei antes de hoje, por razões de coerência, e 100% nada tenho pessoalmente contra a sua pessoa”, pontuou.

Já a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) manifestou preocupação com a questão ambiental e a demarcação de terra indígenas, um “direito dos povos tradicionais”, e disse esperar, na hipótese da aprovação de Marques, uma “atuação minimamente compatível com os anseios dos brasieliros por mais Justiça e combate à corrupção”.

Leia também

Secretário-geral visita Goiás para acompanhar reestruturação do Cidadania no estado

O Cidadania está passando por uma fase de reestruturação...

Vigilância em Saúde de Campo Mourão se torna exemplo de sucesso no Paraná

O município de Campo Mourão, administrado pelo prefeito Douglas...

ATENÇÃO DIRETÓRIOS: Pedido de tempo de TV deve ser feito de 10 a 25 de maio

A direção nacional do Cidadania alerta os diretórios estaduais...

Executiva Nacional discute preparação para próximas eleições no dia 26 de maio

Os integrantes da Executiva Nacional do Cidadania se reúnem...

Prefeitura de Nova Lima lança app para inclusão da comunidade surda

A Prefeitura de Nova Lima, administrada por João Marcelo...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!