Nota do Cidadania e do Igualdade 23 em homenagem ao Dia dos Professores

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, e o coordenador do Igualdade 23, Romero Rocha, homenageiam, em nota divulgada hoje, os professores pelo dia 15 de outubro. Eles celebram a deputada Antonieta de Barros, eleita em 1934, responsável pela criação da data, e também a atual deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), ambas de Santa Catarina e ambas professoras.

Leia a nota abaixo:

Que a voz das professoras nunca se cale

Num país ainda tão racista e machista, é de se lembrar e celebrar neste 15 de outubro de 2020, Dia do Professor, a história e a importância para a valorização do magistério da atuação de Antonieta de Barros, mulher, negra e deputada federal eleita em 1934, a quem devemos a comemoração da data até os dias de hoje.

Em sua luta contra muito e muitos, aprendeu a ler tardiamente e pôs de pé, aos 17 anos, um curso para combater o analfabetismo entre adultos. “Tinha voz em uma época em que as mulheres eram silenciadas”, lembra primorosa coluna de Aline Torres no jornal El País nesta quinta-feira (15).

Antonieta era de Santa Catarina como Carmen Zanotto, deputada federal, enfermeira e professora, que nos honra no Cidadania como candidata à prefeitura de Lages. É dela Projeto de Lei 5875/2019, que combate o racismo estrutural no Brasil. Duas histórias separadas no tempo, mas que convergem em objetivos comuns: liberdade para aprender, ler, viver e ser, independentemente de onde vêm ou da cor da pele de quem aprende ou de quem leciona.

Mostram que não precisa ser negro pra defender essa causa e levantar a bandeira da igualdade, nem professor pra defender a valorização de quem ensina e investimentos em Educação. O que precisamos é de pessoas na sociedade com esse olhar, negros, brancos ou índios. É uma pauta de todos.

Nestes tempos obscuros, em que os professores são perseguidos pela ignorância, lembremos que o professor é aquele que ensina, transmite conhecimento, transforma vidas. O amor pelo ato de educar é o que os move. Seu papel não se resume a entrar numa sala de aula. O que nos tornamos na vida adulta vem desse aprendizado.

Que esse amor pela profissão nunca acabe, que o sonho em transformar o mundo pelo ensinamento continue e que o Brasil reconheça e valorize esse profissional fundamental para o crescimento do país. Em honra e memória de Antonieta de Barros. Viva o ensino, viva o professor!

Roberto Freire
Presidente nacional do Cidadania

Romero Rocha
Coordenador do Igualdade 23 Não

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!