Paula Belmonte defende retomada das aulas presenciais

A deputada Paula Belmonte (Cidadania/DF), titular da Comissão de Educação da Câmara, defendeu, nesta quarta-feira (9), o retorno das aulas presenciais no país.  “Precisamos tomar decisões para retomar nossa vida e nosso crescimento econômico”, disse, durante audiência pública que debateu o tema  na comissão que acompanha a legislação e as políticas públicas para enfrentar a pandemia do coronavírus.

Para a parlamentar, a educação é “essencial, prioridade absoluta como fala nossa Constituição”. Ao avaliar a gravidade da pandemia, Paula Belmonte chamou a atenção para a necessidade de avaliar as questões com sensibilidade e solidariedade.

Analisando a falta de estrutura em muitas escolas, como aquelas localizadas nas periferias, para receber os alunos durante a pandemia , a parlamentar do Cidadania questionou: “A casa onde a criança mora tem essa estrutura, a casa da criança que está sem alimentação tem? A casa onde a criança está tem saneamento básico tem?”. A deputada afirmou ainda que é preciso encarar a educação com mais responsabilidade.

No entender de Paula Belmonte, o prejuízo com a suspensão das aulas, que já dura cerca de 180 dias, é imensurável . “A educação salva e possibilita às crianças aprenderem protocolo de saúde, a ensinar seus pais que, em muitos casos, não sabem ler nem escrever”, salientou.

Paula Belmonte alertou para a possibilidade de aumento da evasão escolar na volta às aulas por causa da suspensão. Defensora da primeira infância, ela disse que ,com esse público, “tem que ser hoje e agora”. Muitos alunos do ensino médio também podem desistir dos estudos, atraídos pela criminalidade e pelo tráfico de drogas, avaliou a parlamentar.

“A retomada das aulas presenciais é mais que abrir as portas, é salvar vidas, e é essa sensibilidade que o parlamento precisa ter”, destacou. A deputada defendeu  também educação em tempo integral.  “Se olharmos para a China e a Coreia do Sul, veremos que há 20 anos esses países tinham as mesmas condições do Brasil. O que eles fizeram? Investiram em educação”.

Paula Belmonte disse  percebido que “para muitos é interessante manter nosso povo sem educação”.

Leia também

Lula já politizou socorro aos gaúchos

NAS ENTRELINHASLula e Leite têm um adversário comum, Jair...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (17/05/2024) MANCHETES DA...

Cidadania investe em lideranças femininas em Niterói, RJ

Num encontro memorável os respectivos presidentes nacional e estadual...

Troca de comando da Petrobras sinaliza novo rumo econômico

NAS ENTRELINHASA mudança deve reacender o debate sobre a...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!