Débora Arenhart, Yula, Loreny e Samara Benício: forças do Cidadania nas eleições de 2020

O Cidadania terá grande protagonismo feminino nas eleições municipais neste ano, com quase 100 candidatas que disputarão o pleito para prefeita. Uma das vozes femininas que representarão o partido é a candidata a prefeita por Blumenau (SC), Débora França Arenhart. 

Débora Arenhart, candidata do Cidadania à Prefeitura de Blumenau (SC)

Há 18 anos, atua nas causas voltadas às mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, uma de suas bandeiras que dará continuidade, caso seja eleita. 

“Temos aqui em Blumenau uma parcela grande de pessoas vulneráveis e entendemos que a sociedade começa na criança, mas não podemos nos esquecer das mães que sofrem junto. Nossa bandeira é de luta pela pessoa, para lhes dar dignidade”, destaca Arenhart. 

Além de defender também a atenção à gestante, a candidata de Blumenau ressalta que uma de suas propostas é capacitar as mulheres para que possam conquistar autonomia financeira. “Assim não precisam mais depender de quem as agride moral e fisicamente”, defende. 

Para a candidata a prefeita de Poços de Caldas (MG), Yula Merola, saúde, educação e geração de emprego e renda são três eixos que devem ser trabalhados no pós-pandemia. 

Yula Merola, candidata do Cidadania à Prefeitura de Poços de Caldas

Na área da Saúde, uma das prioridades será zerar filas, por meio de mutirões de urgência, além de reduzir a mortalidade materna e infantil, com a ampliação de leitos de UTI adulto e neonatal. Para a Educação, Merola defende o uso da tecnologia, com acesso à internet a 100% das crianças, tanto na escola como em suas casas. No contexto da geração de emprego e renda, a candidata do Cidadania disse que pretende priorizar o setor de turismo. 

“Acreditamos em um modelo de gestão com foco em instrumentos de planejamento estratégico municipal respaldado por um diagnóstico preciso, monitorado por indicadores e metas. Este será o ponto que antecede a apresentação de soluções para a cidade em prazos médio e longo. Nosso horizonte é elevar Poços de Caldas a uma condição compatível com a importância de sua tradição histórica, cultural e econômica”, sustenta.

Loreny Roberto, candidata do Cidadania à Prefeitura de Taubaté

Em Taubaté (SP), a candidata a prefeita Loreny Roberto aposta na transparência para uma boa gestão. Ela, inclusive, é autora de uma lei que obriga a Prefeitura de Taubaté a divulgar a lista de pacientes que aguardam por consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias na rede pública de saúde.

“Tento fazer as pessoas entenderem o orçamento, a qualidade do gasto do dinheiro do povo, que é de todos nós. Com cidadãos mais conscientes e exigentes é mais fácil termos serviços públicos de melhor qualidade e proporcionar uma vida melhor para eles. Precisamos de uma cidade mais justa, democrática, e esparramar cidadania pelo Brasil”, avalia.

Loreny também defende aproximar o cidadão de discussões que envolvem gastos públicos, para que elas possam cobrar serviços de melhor qualidade para a cidade.

“Consegui vencer o prefeito no Supremo Tribunal Federal, em que a ministra Carmen Lúcia julgou constitucional a minha lei, já que ele estava questionando na tentativa de não cumpri-la. A transparência ajuda a evitar o jeitinho, gente passando na frente, favorecimentos e a política do jeito errado, o que discordamos”, explica. 

Samara Benício, candidata do Cidadania à Prefeitura de Açailândia

Já a representante do Cidadania em Açailândia (MA), Samara Benício, pretende continuar trabalhando em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Sempre lutei para garantir os direitos dessas famílias”, diz a candidata, que carrega na bagagem profissional três anos como coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no município.

Samara também fundou o instituto Força Mulher, que já capacitou mais de 9 mil mulheres para o mercado de trabalho com cursos profissionalizantes.

“Meu objetivo sempre foi garantir oportunidade, ensinar a população de Açailândia a empreender, garantindo a independência financeira. Como candidata a prefeita pelo Cidadania, teremos a oportunidade de fazermos mais pela nossa gente”, propõe.

Leia também

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (23/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania Bahia reúne lideranças e pré-candidatos nesta terça

O Cidadania da Bahia realiza nesta terça-feira (23), a...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!