Projeto possibilita que jovens portadores de deficiência cheguem ao mercado de trabalho

Deputada Paula Belmonte, entusiasta da ideia, classifica o programa de realização de sonhos

Em reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nesta sexta-feira (18), a deputada Paula Belmonte anunciou a ampliação, para todo o país, do projeto Rompendo Barreiras, que viabiliza a profissionalização de jovens portadores de deficiência. Um dos facilitadores desse processo é um aparelho chamado HandsFree, que consiste na colocação de sensores nos computadores e pontos da casa ou escritório para facilitar o desenvolvimento de tarefas e dar mais independência à pessoa portadora de deficiência. A nacionalização do programa será celebrada na próxima segunda-feira (21), em Brasília.

Segundo a parlamentar, os Institutos Federais abraçaram o projeto, que começou no IFB, do Distrito Federal. Para participar, a pessoa portadora de deficiência precisa ter a função cognitiva preservada, explicou Paula Belmonte. A deputada acrescentou que os jovens poderão  aprender a trabalhar com robótica e conseguir se profissionalizar. “Estamos falando em trazer as pessoas para o mercado de trabalho com muito mais qualificação”, disse a deputada. A parlamentar convidou os deputados para se engajar no projeto.

Paula Belmonte esclareceu que serão necessárias destinações de emendas parlamentares para viabilizar a ampliação do projeto.  De acordo com a deputada, jovens com 16 anos de idade portadores de deficiência já estão consertando computadores. ”Será a realização de um sonho porque falando em portadores de deficiência estamos falando também em suas famílias”.

Um dos jovens que foi acolhido no projeto no Distrito Federal é Ígor, de 15 anos.  Ele é tetraplégico, mas consegue aprender informática usando somente a boca para interagir com o computador, prática que os sensores possibilitam.  “No projeto, tem muito aprendizado, que eu usarei para o futuro, tanto na minha carreira profissional quanto na minha carreira esportiva”, disse.

Leia também

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (23/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania Bahia reúne lideranças e pré-candidatos nesta terça

O Cidadania da Bahia realiza nesta terça-feira (23), a...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!