Isaac Santos: Jovem Negro vivo e pré-candidato a vereador de Praia Grande

Um projeto jovem para combater desigualdades sociais, fortalecer a Educação e
debater a geração de emprego e renda para a juventude da nossa cidade

Olá, me chamo Isaac Santos. Sou morador de Praia Grande, Baixada Santista. Filho de um Pedreiro, que veio da Bahia para sonhar um futuro em São Paulo, e de uma diarista, que foi separada dos irmãos, tendo vivido parte da vida em um orfanato. Cilene e José Raimundo são minha base. Fui ajudante de pedreiro, trabalhei com marcenaria, já entreguei panfleto, fui também freelancer em uma empresa de eventos e gerente de um restaurante aos 16 anos. 

Sonhar e permitir que mais jovens periféricos possam sonhar é o que me move. No ensino fundamental, fui estudante da Escola Domingos Soares de Oliveira, no bairro Ribeirópolis. Já no ensino médio, estudei na Escola Alexandrina Santiago Netto, no bairro Esmeralda. Duas grandes instituições de ensino de nossa cidade, lugares pelos quais tenho enorme apreço e dos quais guardo importantes lembranças.

Sempre tive facilidade com os estudos, e mesmo enfrentando os obstáculos que os jovens negros precisam superar, bem como resistindo, em meio às minhas condições financeiras, mantive as boas notas e meus sonhos. Na verdade, com o passar do tempo, eu só os fortaleci. Atualmente, sou estudante de Pedagogia na Universidade Santa Cecília e Presidente do Diretório Acadêmico Darcy Ribeiro, eleito com mais de 90% dos votos válidos.

Iniciei minha trajetória como líder estudantil ainda no ensino fundamental, em pequenos projetos, incentivado e acompanhado pelos meus professores. Aos 13 anos de idade, fui convidado pelo meu professor de Ed. Física, Professor Neto,  para participar de um projeto chamado Monitoria. O objetivo era auxiliar as dinâmicas das aulas de educação física e outras atividades escolares. Agarrei essa oportunidade porque sabia que era minha chance – ou eu seria mais um jovem negro e periférico aprendendo a vida nas ruas.

Com a implementação do projeto, minha rotina era estudar de 7h às 11h e ficar construindo e executando a Monitoria das 11h às 19h. Depois de muito empenho e trabalho, o projeto foi ampliado para o Escola Empreendedora, uma proposta de simulação de uma nova sociedade dentro da escola, com moeda própria, departamentos, empresas e gestão própria. Uma nova sociedade sem desigualdades. Eu fui um dos governadores do projeto e, além de desenvolver a minha capacidade de liderança, vi outros jovens evoluírem e obterem uma grande melhora nos seus desempenhos escolares.

Já no ensino médio recebi o convite para ser vice-presidente de uma chapa que disputou as eleições para a gestão do Grêmio Estudantil da escola Alexandrina Santiago Netto. A chapa que  integrei saiu vitoriosa e, a partir daí, comecei a buscar formas de contribuir e gerar ainda mais impacto positivo para a Baixada Santista. Compreendi que era preciso ocupar espaços de liderança para somar mais jovens e ser uma referência proativa e positiva. 

Fiz parte da reconstrução da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Praia Grande, entidade representativa dos estudantes secundaristas da cidade, e, pouco tempo depois, me tornei representante regional da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES-SP), entidade que representa os secundaristas no Estado de São Paulo.

Segui meu propósito e, em pouco tempo, os estudantes secundaristas da Baixada passaram a me ver como um líder. Buscando merecer esse reconhecimento, participei de muitas construções importantes, como a fundação da UMESP, entidade de Peruíbe; UMESSV, entidade de São Vicente; UMESS, entidade de Santos; UMESM, entidade de Mongaguá; e UMESI, entidade de Itanhaém.

Um tempo depois, em São Paulo, fui convidado para a Executiva da UPES-SP, na qual fui Diretor de Comunicação, construindo dois anos de uma das maiores gestões da União Paulista. No final de 2018, me tornei mobilizador no Movimento Acredito e, já no início de 2019, Líder do Núcleo na Baixada Santista. No mesmo ano, fui selecionado para a formação de Embaixador do Politize, que é a maior organização de educação política do Brasil. Atualmente, sou membro da Embaixada aqui na Baixada Santista.

Educação para sonhar, oportunidades para realizar. Eu sou Isaac Santos, o pré-candidato a vereador mais jovem do Cidadania em Praia Grande, São Paulo. Um projeto jovem para combater desigualdades sociais, fortalecer a Educação e debater a geração de emprego e renda para a juventude da nossa cidade.

Isaac Santos é pré-candidato do Cidadania a vereador em Praia Grande, São Paulo.

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!