Alessandro Vieira diz que punição de Deltan Dallagnol é retrocesso no combate à corrupção

“É o vale-tudo para castigar quem teve a ousadia de fazer o seu trabalho com independência e altivez”, afirma o senador (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) criticou a decisão do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) de punir o procurador da República Deltan Dallagnol por mensagens em rede social nas quais ele se posicionou contra a eleição do senador Renan Calheiros (MDB-AL) para a presidência do Senado, em 2019.

“É o vale-tudo para castigar quem teve a ousadia de fazer o seu trabalho com independência e altivez. O sistema se reorganizou e está atuando com toda força para fazer o Brasil retroceder 20 anos no combate à corrupção. Vergonha”, afirmou o parlamentar ao site O Antagonista.

Os conselheiros entenderam, por 9 votos a um, que  Dallagnol extrapolou limites da simples crítica e o puniu com a pena de censura. O processo contra Dallagnol foi incluído na pauta do CNMP após decisão da última sexta-feira (4) do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

A ação foi apresentada por Renan Calheiros, que alegou interferência de Dallagnol na disputa pela presidência da Mesa do Senado

Na prática, a punição passa a figurar na ficha funcional do procurador e será considerada em progressões na carreira ou futuros cargos. A defesa de Dallagnol anunciou que vai recorrer ao STF da punição. (Com informações da agência de notícias)

Leia também

Juventude do Cidadania avalia 5º Encontro Nacional e define próximos passos

Reunião contou com presença da presidência do partido e...

“Não funcionou”, diz presidente do Cidadania sobre federação com PSDB

Por Breno MorenoCidadeverde.comEm entrevista ao Jornal do Piauí, nesta...

Vereador de Camaquã/RS busca projetos que deram certo em outros municípios

Vereador Gabryell Santos participou de evento em Brasília e...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!