Reforma administrativa: “Cidadania quer melhores serviços à população e será firme para combater privilégio”, diz líder

Em nota, o líder do Cidadania na Câmara dos Deputados, Arnaldo Jardim (SP), defende uma reforma administrativa ampla e urgente, mas que preserve direitos. O parlamentar diz que o texto que será analisado pelo Congresso Nacional tem que acabar com privilégios e distorções.

A reforma administrativa, que se avizinha com certo atraso, é necessária e urgente. O Brasil acaba de registrar uma queda abrupta no seu PIB (9,7%), então mais do que nunca precisa se recuperar realizando reformas estruturantes e, por outro lado, lançando iniciativas para ajudar a população mais vulnerável.

Defendemos a otimização de recursos no serviço público, com o redesenho em toda a estrutura das carreiras do funcionalismo. O Cidadania atuará para aprovar uma reforma administrativa que acabe com os privilégios e distorções, ao mesmo tempo que será firme para preservar direitos adquiridos dos atuais servidores públicos.

Os estudos comparativos dizem que o poder público brasileiro não é grande, mas é ineficiente, tem muitos privilégios e acentua o caráter desigual da sociedade brasileira ao canalizar renda/recursos dos mais pobres para as classes mais favorecidas. Anos após anos, temos visto a elevação da carga tributária, sem a devida melhoria da prestação dos serviços públicos. A reforma que defendemos é a que não demonize o funcionário público, pelo contrário, que o fortaleça.

Somos defensores de que o serviço público seja sempre guiado por critérios de desempenho, de mérito, e pelos demais princípios escritos em nossa Constituição.

Nós consideramos que a estabilidade funcional, que foi criada para manter a salvo o funcionalismo de perseguição de toda a ordem, hoje, é um fator de acomodação.

A inovação tecnológica é fundamental e precisa ser ampliada para auxiliar e servir de parceira do servidor público no processo de realização de um trabalho de qualidade e que vise atender as demandas dos cidadãos, especialmente os mais vulneráveis.

E, por último, não menos importante, a bancada insistirá para que o Legislativo aprecie e aprove o relatório feito pelo membro da bancada, Rubens Bueno (PR), que define critérios objetivos e claros sobre a questão do extrateto das remunerações dos servidores dos três Poderes da República.

São Paulo, 3 de setembro de 2020.

Arnaldo Jardim – líder do Cidadania na Câmara dos Deputados

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!