Lideranças de mulheres pedem urgência na votação do projeto que susta portaria do Ministério da Saúde sobre aborto

A Secretaria de Mulheres do Cidadania (M23) manifestou repúdio à decisão do Ministério da Saúde que, por meio da portaria 2.282 de 27 de agosto de 2020, cria exigências para dificultar o aborto em caso de estupro previsto em lei.

Elas encaminharam à Câmara dos Deputados um documento solicitando urgência na votação do PDL 381, de autoria da deputada Jandira Feghali e outras, que susta a portaria. O texto também é assinado por lideranças de mulheres dos partidos PDT, PSB, Rede, PSDB, PMN, PV, PT e PCdoB.

“Essa Portaria 2.282 fere de maneira grave o direito das mulheres vítimas de abuso à sua integridade física e psicológica, além de transformar profissionais de saúde em olhos e ouvidos do Estado ao obrigar que ajam como investigadores, excedendo suas funções que são de atendimento e acolhimento. Ainda pesa contra essa Portaria a obrigatoriedade da exibição de ultrassom para as meninas e mulheres que buscarem a interrupção da gravidez”, diz o documento.

A norma do Ministério da Saúde torna obrigatória a notificação à autoridade policial pelos profissionais de saúde sobre a gravidez em caso de estupro, além de exigir da vítima um relatório sobre a violência sexual sofrida. Ainda “oferecem” à gestante a ultrassonografia para que possam ver a imagem do feto.

A interrupção da gestação é permitida por lei em casos de estupro e quando há risco para a vida da mãe. Logo, a portaria 2.282 contraria o artigo 128 do Decreto Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940, do Código Penal.

“Nós não podemos admitir que o Estado brasileiro crie barreiras de acesso aos nossos direitos, já garantidos por lei, e nem que nos revitimizem com constrangimento e quebra de confiabilidade entre profissionais da saúde e paciente”, traz o texto encaminhado à Câmara dos Deputados.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!