A deputada Paula Belmonte (Cidadania/DF) disse, nesta terça-feira (25), que o governo do Distrito Federal deve explicações à população sobre os desvios de recursos na compra de testes para detectar a Covid-19, A parlamentar afirmou, em sua conta do Twitter, que os brasilienses querem punição para os envolvidos.
O secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, foi preso na manhã de hoje na segunda fase da Operação Falso Negativo, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e da Procuradoria-Geral de Justiça do MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios).
A Ação envolve vários estados, em parcerias com MPs de outras unidades da federação. Além de Araújo, outras autoridades da área de saúde do Distrito Federal tiveram prisão preventiva decretada. Dentre elas, o secretário adjunto de assistência à saúde, Ricardo Tavares Mendes, e Eduardo Hage Carmo, subsecretário de Vigilância à saúde.
O MPDFT está cumprindo sete mandados de prisão e 44 de busca e apreensão no DF. Entre os crimes, fraude à licitação, lavagem de dinheiro crime contra a ordem econômica (cartel), organização criminosa e corrupção ativa e passiva.