Carmen pede votação de projeto que desbloqueia R$ 5 bilhões da ciência e tecnologia

A parlamentar do Cidadania é autora da iniciativa

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) pediu nesta terça-feira (18) votação de proposta de sua autoria que prevê o descontingenciamento de R$ 5 bilhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Parte desses recursos poderá ser aplicada em desenvolvimento do parque tecnológico e em vacinas contra a Covid-19.

O Projeto de lei 3610/20 está tramitando na Casa desde julho.

A parlamentar destaca que o fundo tem sido o principal instrumento de financiamento da ciência e da pesquisa no Brasil. “É necessário a aprovação desta proposta para que esses recursos sejam logo desbloqueados”, conclamou.

Ele reforçou: “As reservas do Fundo precisam atender a sua função original e não podem ser aplicadas para instrumentos econômicos que nada têm a ver com a ciência e pesquisa”, afirmou Zanotto, na justificativa da proposta.

Em audiência pública na Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, afirmou que 90% dos recursos do FNDCT permanecem contingenciados pelo governo. Ele pediu auxílio dos parlamentares para promover a liberação.

Leia também

Ato da Tesouraria Nacional nº 04/2025

ATO_DA_TESOURARIA_NACIONAL_NBA_04_Baixar

Ato da Tesouraria Nacional nº 03/2025

Dispõe sobre a adoção de medidas financeiras para regularização...

Região dos Lagos recebe lideranças do Cidadania em Congresso Municipal

O Cidadania na Região dos Lagos renovou os mandatos...

Congresso Municipal reforça união e fortalecimento do Cidadania 23 em Londrina

O Congresso Municipal do Cidadania 23 de Londrina, realizado...

Cidadania dá largada à renovação dos diretórios no Espírito Santo

O Cidadania23 realizou neste sábado (26) o primeiro congresso...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!