Cheques do Queiroz: Freire, Jardim, Vieira e Calero condenam ameaça de Bolsonaro a jornalista d’O Globo

Presidente disse ter vontade de “encher a boca” do repórter com uma porrada ao ser questionado sobre depósitos do faz-tudo da família para a primeira-dama Michelle

Lideranças do Cidadania cobraram neste domingo (23) que o presidente Jair Bolsonaro esclareça os motivos que levaram o ex-policial e faz-tudo da família Fabrício Queiroz a depositar na conta da primeira-dama Michelle Bolsonaro 21 cheques no valor total de R$ 72 mil. Outros depósitos realizados por Marcia Aguiar, mulher de Queiroz, elevam a quantia a R$ 89 mil.

Ao ser questionado por um repórte de O Globo hoje, ele se negou a responder. Disse apenas que tinha “vontade de encher” a boca do jornalista de “porrada”. O presidente do Cidadania, Roberto Freire, defendeu que o repórter acione a Procuradoria-Geral da República contra Bolsonaro e sugeriu que os jornalistas façam a mesmíssima pergunta a ele sempre que possível.

“Inconcebível um presidente da República democrática responder a uma pergunta de um jornalista sobre fato objeto de investigação por órgão público competente e receber como resposta uma agressão. Ao ameaçar agredir, Bolsonaro pode até posar de machão pra sua turma, mas assina recibo de corrupção. Durou pouco essa tentativa de ‘Jairzinho paz e amor”, argumentou Freire.

“Do que esses moralistas são feitos: Bolsonaro tem vontade de encher a boca de repórter de porrada; Queiroz tem vontade de encher a conta da Michelle de cheques e a de Flávio Bolsonaro, de dinheiro vivo. Não explica tudo, mas diz muito sobre o bando que tomou o poder de assalto”, completou o ex-parlamentar.

O líder do Cidadania na Câmara, deputado federal Arnaldo Jardim (SP), censurou o comportamento de Bolsonaro. “Postura totalmente inapropriada para um presidente da República. Revela intolerância e desrespeito com a imprensa. São palavras que  constituem ameaça à atividade jornalística. Lamentável tal atitude”, disse.

“Nada justifica o presidente da República ofender e ameaçar um repórter que faz uma pergunta simples e direta: porque o casal Queiroz transferiu quase 90 mil reais para a primeira dama? Se não existir segredo nem crime, qual a dificuldade de responder? O Brasil espera a resposta”, cobrou o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

O deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ) também se manifestou a respeito e condenou o ataque à imprensa. “É inaceitável que o Presidente da República ameace um cidadão, em particular no exercício de sua função de jornalista. A fala de Bolsonaro legitima a violência e alimenta ambiente – incompatível com a democracia – de intimidação à imprensa livre”, apontou.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!