Lei que revoluciona tratamento de resíduos sólidos faz 10 anos

Líder Arnaldo Jardim foi o relator da matéria na Câmara

A lei que estabeleceu a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), da qual o líder do Cidadania na Câmara, deputado Arnaldo Jardim foi relator, completou 10 anos ontem.  A matéria é de fundamental importância para o país, disseram todos os participantes de um debate que Jardim promoveu nas redes sociais nesta segunda-feira (03). Porém, lamentaram, faltam instrumentos econômicos que viabilizem a plena implementação da legislação.

Presidente da Frente Parlamentar da Economia Verde, o deputado do Cidadania enxerga a política de resíduos sólidos em diálogo com sustentabilidade ambiental e desenvolvimento. Entende a implantação da PNRS como uma ação coletiva, desde governos até a sociedade. Ele lembrou, no debate, que na criação da lei havia 140 projetos sobre o tema, o que demonstra que o assunto está presente na sociedade.

“Agora é a implementação de instrumentos econômicos para completar a implementação da PNRS e colocá-la plenamente de pé, para que vislumbremos questões como logística reversa, acordos setoriais e o conceito de ciclo de vida do produto”, afirmou Jardim.

Um dos convidados para o debate foi o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Rodrigo Agostinho (PSB/SP), também coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, que disse que é preciso a viabilização econômica para que a lei cumpra seus objetivos. Os prefeitos não têm dinheiro para acabar com os lixões e viabilizar uma solução mais adequada, lembrou.

Cátilo Cândido, diretor da Abralatas, defendeu a transformação do lixo em algo economicamente viável e afirmou que para que isso ocorra é necessária a união do poder público com a iniciativa privada. Para ele, é preciso “transformar lixo em oportunidades”.

O deputado Alexis Fonteyne (Novo/SP),  da Frente Parlamentar da Bioeconomia, disse que o ideal é não gerar resíduos, mas uma vez gerado, a solução é a reciclagem. Juliana Marcussi, advogada especialista em instrumentos econômicos na PNRS, ressaltou que a lei é clara,  moderna e rompe com um método tradicional e danoso de se tratar os resíduos.

Também participaram do debate o advogado Igor Souza, advogado especialista em sustentabilidade na reforma tributária e José Valverde, que compõe um grupo de trabalho sobre resíduos sólidos no governo de São Paulo.

Leia também

Cidadania abre 5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças em Brasília

Evento reúne jovens de todo o Brasil para quatro...

TRE mantém Dr. Leônidas na Alep e reforça legalidade da atuação do Cidadania no processo eleitoral

Decisão reafirma segurança jurídica na composição da bancada estadual O...

Cidadania aprova início de tratativas para federação com o PSB

Executiva Nacional decide por unanimidade abrir diálogo com o...

Renata Bueno lança novo site para fortalecer a conexão entre Brasil e Itália

Renata Bueno, primeira deputada ítalo-brasileira no Parlamento Italiano, acaba...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!