Igualdade 23 divulga nota de repúdio contra decisão racista de juíza de Curitiba

Em nota divulgada nesta quarta-feira (12), o coordenador do núcleo Igualdade 23, Romero Rocha, manifestou repúdio à decisão racista da juíza Inês Marchalek Zarpelon, da 1ª Vara Criminal do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, e pediu que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) adote as providencias cabíveis contra a magistrada. Em sentença que ganhou repercussão hoje, Zarpelon usa a cor do réu Natan Vieira da Paz, um cidadão negro, para aumentar a pena a que o condenou.

Leia abaixo:

Nota de repúdio

O Igualdade23 manifesta total repúdio aos termos inadmissíveis e criminosamente racistas contidos na sentença proferida pela juíza Inês Marchalek Zarpelon, da 1ª Vara Criminal do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, na qual vincula “raça” a uma conduta específica, depreciativa e relacionada à prática criminosa, dando a entender que todo negro é “seguramente integrante de grupo criminoso”.

Este conceito usado pela juíza é tão introjetado na sociedade brasileira que a mesma não vê óbice algum em utilizá-lo para definir uma pena de 14 anos e 2 meses de prisão por furto e organização criminosa. Não lhe causa nem embaraço basear uma sentença expondo ao sistema judiciário conceito tão nefasto, ancorado no racismo estrutural da sociedade brasileira.

Temos no Congresso Nacional Projeto de Lei numero PL 5875/2019 de autoria da Exma. Deputada Federal Carmem Zanotto @carmenzanotto_deputada de Santa Catarina que dispõe sobre o conceito de racismo estrutural e sobre o combate desta modalidade de discriminação racial nas organizações públicas e privadas. O CIDADANIA cumpre sua função social de Partido político no legislativo ao tratar com responsabilidade a pauta em tela.

O Igualdade 23 exige, amparado em lei, que sejam tomadas providências urgentes pelas autoridades competentes, em especial pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Romero Rocha
Coordenador do Igualdade23

https://www.instagram.com/p/CDzVxWaHPlX/?igshid=n8tyz460lb1w

Leia também

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!