Documentário que retrata atuação política de Renata Bueno na Itália concorre a prêmio

A trajetória da primeira cidadã brasileira a tornar-se deputada no Parlamento italiano, Renata Bueno, está sendo exibida no London Lift-Off, um Festival de Cinema Europeu. O documentário “View Point of Renata Bueno” traz aspectos da vida política e pessoal da ex-deputada. O público pode votar até o próximo domingo (9) na única produção brasileira da competição (informações ao fim do texto).

Dirigido por Abbadhia Vieira, e conduzido por uma produtora de Portugal, o filme começou a ser produzido em 2017. “Quando me procuraram, tinham o interesse em fazer um documentário sobre política internacional e a participação da mulher nesse cenário. Pesquisando, encontraram essas duas vertentes na minha história”, conta Bueno. 

O documentário, além de focar na sua vida, trata aspectos das políticas italiana e brasileira, mostrando, por exemplo, as diferenças entre o Parlamentarismo, sistema adotado na Itália, e o Presidencialismo, no Brasil. “É muito interessante perceber o olhar atual do cidadão sobre a política e as diferenças entre os dois países. E eu pude viver essa experiência na Itália e no Brasil”, destaca Bueno.

Segundo a ex-deputada, durante a filmagem, a equipe descobriu algo sobre sua condição de saúde. “Minha dificuldade de visão foi uma grande surpresa”, diz Bueno, que tem menos de 50% de acuidade visual em decorrência de uma retinose pigmentar. O resultado da produção impressionou a protagonista do documentário. 

“Durante três anos ficamos na expectativa. Não imaginava esse retorno. É uma satisfação ver essa produção”, diz ela, que considera a possibilidade de as pessoas conhecerem um pouco da sua história mais importante do que a premiação. “É uma honra poder ser um exemplo na política internacional, ainda mais como mulher”, salienta.

Filha do deputado federal e vice-presidente nacional do Cidadania, Rubens Bueno (PR), Renata, que também é filiada ao partido, elegeu-se vereadora em Curitiba, pelo então Partido Popular Socialista (PPS), em 2009. Entre 2013 e 2018, foi deputada do Parlamento italiano.

Como assistir e votar

Em decorrência da pandemia do coronavírus, o documentário “View Point of Renata Bueno” está sendo exibido de forma online pelo seguinte endereço: https://vimeo.com/ondemand/showcaseextravaganza1.

As votações vão até o próximo domingo (9), quando termina a competição. O filme com a maior pontuação será exibido no Pinewood Studios, um dos maiores estúdios cinematográficos britânicos.

Bueno revela ainda a expectativa de que a produção possa ser exibida no país. “Esperamos que essa bela história possa ser assistida em festivais de cinema no Brasil”, comenta. Nós também, Renata!

Leia também

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Lira lava as mãos na prisão de Chiquinho Brazão

PSol, PCdoB e PT, os partidos que mais se empenharam na CCJ para acolher a decisão de Moraes, sozinhos, não têm força suficiente para influenciar a pauta da Câmara.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!