Carmen alerta para agravamento do subfinanciamento do SUS após a pandemia

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) defendeu nesta terça-feira (04) que o Congresso Nacional retome o debate em torno do subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) após a pandemia do coronavírus.

“Além das filas de espera que já tínhamos, o sistema terá de enfrentar a grande demanda de procedimentos de saúde que foi represada durante a pandemia. Com certeza, a pauta sobre do subfinanciamento será objeto de discussão na proposta orçamentária para o próximo ano”, alertou a relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19.

A parlamentar foi relatora da PEC 01/2015, que prevê os percentuais mínimos a serem aplicados anualmente pela União em ações e serviços de saúde. Inspirada no Movimento “Saúde Mais Dez”, a proposta de emenda constitucional contou com o apoio de 2 milhões de assinaturas e chegou a ser aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados, mas ficou parada. com a aprovação da PEC do Teto de Gastos Públicos.

“Nós que somos defensores da saúde precisamos avançar do mesmo modo como foi feito na área da educação, que culminou com a aprovação do Fundeb. A PEC 01 precisa voltar a ser discutida pelo Parlamento”, com clamou Carmen Zanotto.

Leia também

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!