Nota da Liderança do Cidadania na Câmara sobre risco de desmonte do INPE

O líder do Cidadania na Câmara dos Deputados, Arnaldo Jardim (SP), divulgou nota nesta terça-feira (14) manifestando preocupação com risco de desmonte denunciado por servidores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Leia abaixo:

Nota da Liderança do Cidadania na Câmara sobre risco de desmonte do INPE

É com muita preocupação que nós, do Cidadania, recebemos a carta dos técnicos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), com o grave alerta para um possível desmonte da estrutura sólida daquele órgão, que foi criado na década de 1960. Estrutura que tem como missão o desenvolvimento da Ciência e da tecnologia, além de abrigar um corpo de especialistas, em nível de excelência, que atua nas mais diversas áreas.

Mais uma vez, o Brasil e o mundo se deparam com o menosprezo, por parte do presidente de plantão, à ciência e à pesquisa. O Inpe é órgão do Estado brasileiro, com competências bem específicas para atender demandas nas áreas espacial e do ambiente terrestre.  É inadmissível que se interfira politico e ideologicamente naquele órgão que tem, entre outras tantas, a tarefa de promover estudos ambientais e principalmente o monitoramento climático de um dos maiores biomas do mundo, a nossa Amazônia.

A tentativa de desmonte do Instituto de Pesquisas Espaciais ocorre num instante em que ministros e secretários de Agricultura de países da América Latina ressaltam, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a necessidade de fomentar a Ciência e a busca por transparência nas relações comerciais entre países.

A notícia de que querem fragilizar o Inpe é um duro golpe para todos nós e envergonha o Brasil.

O Congresso Nacional precisa reagir fortemente a mais essa tentativa do Executivo Federal de esvaziar competências de estruturas de Estado. O Cidadania, como tem feito ao longo de sua história, não hesitará em buscar instrumentos que fomentem a pesquisa e a inovação. E atuará para brecar essa “vontade incontrolável” do presidente Jair Bolsonaro de lutar contra a Ciência.

Brasília, 14 de julho de 2020

Arnaldo Jardim
Líder do Cidadania na Câmara dos Deputados

Leia também

Por trás do lobo solitário

Discursos promovem o ódio na sociedade moderna.

Surpresa esperançosa

A realização de um Enem para os professores é boa ideia.

Bolsonaro e generais encabeçam lista da PF

NAS ENTRELINHAS Segundo a PF, estivemos muito próximos de...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (22/11/2024)

Brasil fica mais perto da nova Rota da Seda

Os chineses tentam atrair a adesão do Brasil ao programa há anos. Até agora, os governos brasileiros resistiram, por razões econômicas e geopolíticas.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!