Bernardo Mello Franco: Charlatanismo contagioso

Um estudo promovido por 55 hospitais brasileiros testou o desempenho da cloroquina no tratamento da Covid-19. Os médicos acompanharam 667 pacientes em estágio leve ou moderado da doença. A conclusão foi a mesma de pesquisas já feitas no exterior: a droga é ineficaz no combate ao coronavírus. E ainda pode provocar efeitos adversos, como arritmia cardíaca.

O relatório da Coalizão Covid-19 Brasil foi divulgado nesta quinta, com ampla repercussão na imprensa. Poucas horas depois, Jair Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo no Palácio da Alvorada. Diante de milhares de seguidores, o presidente voltou a exibir uma caixinha do remédio. “Enquanto não tem um medicamento claro para atacar o problema, é válido esse aqui”, afirmou.

O capitão não foi o primeiro líder populista a fazer propaganda da cloroquina. Donald Trump lançou a moda no início da pandemia. O americano chegou a anunciar que estava tomando a droga, mesmo sem ter se infectado. Aos poucos, foi deixando a encenação para seus imitadores.

Numa prova definitiva de que desistiu da farsa, o republicano anunciou a doação de dois milhões de doses ao Brasil. Bolsonaro agradeceu, sensibilizado com a generosidade. E mandou distribuir o carregamento para os estados, que não sabem o que fazer com a substância reprovada pelos cientistas.

O Capitão Corona transformou a cloroquina numa espécie de Santo Graal para seus seguidores fanáticos. No último domingo, ele caminhou até a portaria do Alvorada e ergueu uma caixa do remédio como se fosse um troféu. O gesto provocou palpitações na pequena plateia, que se aglomerava à espera de um perdigoto do grande líder.

No ar seco de Brasília, o charlatanismo se tornou contagioso. Em vídeo divulgado na quarta-feira, o comandante do Exército, Edson Pujol, exaltou a produção da substância em laboratórios militares. “Com orgulho, informo que essa pronta resposta já recuperou milhares de integrantes da nossa família verde-oliva”, discursou. E o general já foi visto como uma reserva de racionalidade nos quartéis. (O Globo – 24/07/2020)

Leia também

Convocação – Congresso Estadual Cidadania Bahia

PARTIDO CIDADANIA – COMISSÃO PROVISÓRIA ESTADUAL Nos termos do Estatutos...

Presidente Comte Bittencourt recebe o vereador Tiago Forastieri, de Resende (RJ)

O presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, recebeu nesta...

Diretório do Cidadania mantém Comte na presidência e delega poder à Executiva

NOTA PÚBLICA - DIRETÓRIO NACIONAL DO CIDADANIA23Diretório do Cidadania...

Ato da Tesouraria Nacional nº 04/2025

ATO_DA_TESOURARIA_NACIONAL_NBA_04_Baixar

Ato da Tesouraria Nacional nº 03/2025

Dispõe sobre a adoção de medidas financeiras para regularização...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!