Jardim destaca 10 anos da política de resíduos sólidos e seus avanços

Jardim destaca 10 anos da política de resíduos sólidos e seus avanços

O deputado federal Arnaldo Jardim (SP), líder do Cidadania na Câmara, destacou, nesta quarta-feira (29), os ganhos para toda a sociedade desde a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, da qual o parlamentar foi relator. A legislação completará 10 anos no próximo dia 2 de agosto.

“Ela veio para fazer com que esse grande problema ambiental e social, que é o lixo, se tornasse uma política do meio ambiente”.

“Vamos comemorar os 10 anos da PNRS, destacando seus avanços e fazendo um grande mutirão para instituir instrumentos econômicos para garantir sua total implementação”.

Segundo Jardim, embora a PNRS ainda não tenha sido totalmente implementada, já é possível computar os ganhos com a adoção parcial. “Ela é totalmente correta, geradora de empregos, agregadora de riquezas”. O líder acrescentou que política pode incorporar conceitos como responsabilidade compartilhada, políticas e acordos setoriais, logística reversa, ciclo de vida do produto, abrindo espaço para o conceito de economia circular.

Passada uma década, os balanços divulgados sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos apontam que essa legislação está atualizada e moderna, porém carece de uma ampla implantação, afirmou o líder. Jardim apelou, em seu discurso, para que os municípios e a população deixem de usar os lixões e defendeu a coleta seletiva dos resíduos e o aumento da reciclagem.

Outra providência pedida pelo parlamentar do Cidadania foi a incorporação, por parte das empresas, de princípios de sustentabilidade. O líder lembrou que coordena a Frente Parlamentar da Economia Verde.

Leia também

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Convocação para reunião ordinária da Comissão Executiva Nacional – 27/04/2024

Ofício 050/2024 - Cidadania/DN Brasília, 18 de abril de 2024 Prezados(as)...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!