Usar recursos do Orçamento de Guerra no Pró-Brasil é eleitoreiro, diz Eliziane Gama

Senadora comparou a proposta ao ‘drible já foi tentado pelo governo com os recursos do Fundeb’ (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), criticou nesta terça-feira (28) a possibilidade de o governo federal usar os recursos do Orçamento de Guerra para investimento  em obras de infraestrutura no pós-pandemia do programa Pró-Brasil.

“O Orçamento de Guerra foi aprovado de forma emergencial para ações de combate à pandemia. Ele inclui os auxílios que estão sendo dados para minimizar os efeitos da crise. Ao utilizar esses recursos para um outro fim, o governo aumenta o endividamento do País com claros objetivos eleitoreiros”, afirmou.

Eliziane Gama comparou a proposta ao ‘drible já foi tentado pelo governo com os recursos do Fundeb’. É que durante negociações para a aprovação da PEC do novo Fundeb, o Executivo pretendia destinar parte do fundo da educação básica ao Renda Brasil, programa que deve substituir o Bolsa Família.

“Se o governo quer desenvolver um programa que apresente um projeto para análise e aprovação do Congresso Nacional. Tem que ter clareza, disponibilidade orçamentária para a execução do programa, perspectivas de prazos, metas e transparência”, diz Eliziane Gama.

Segundo dados do Tesouro Nacional, foram liberados R$ 509,6 bilhões em recursos extras para o combate à pandemia do novo coronavírus. Até hoje, R$ 285,7 bilhões foram pagos do chamado Orçamento de Guerra, que está livre de amarras fiscais, como o teto de gastos, e será extinto no fim deste ano.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!