Em encontro virtual, Carmen projeta cenário promissor para mulheres do Cidadania-SC em novembro

“Nós somos melhores ou tão qualificadas quanto os homens com quem dividimos os espaços. Mas, pra chegar lá, a gente precisa se imaginar lá“, diz

Em encontro com pré-candidatas do Cidadania em Santa Catarina, a presidente do partido no Estado, deputada Carmen Zanotto, defendeu a necessidade de respeitar o isolamento social, ainda na pré-campanha, e pediu que as mulheres deem o exemplo nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus durante o processo eleitoral. Carmen também falou dos desafios que a doença vai impor à busca do voto.

“Na nossa região serrana, ouvi por muito tempo, até três semanas atrás, que era exagero porque o serrano é forte e isso não ia chegar. Lamentavelmente, muitos não acreditaram. Hoje, perdemos um médico [Jonas Lehmkuhl] que estava na linha de frente. Conheço a gravidade. Fui relatora da lei de emergência sanitária internacional”, explicou Zanotto, que é relatora da Comissão Externa da Câmara dos Deputados de Enfrentamento da Covid-19.

Para a pré-candidata do Cidadania à Prefeitura de Lages, será preciso se reinventar nessa disputa, mas ela pediu que as mulheres aceitem o desafio. “Nós somos melhores ou tão qualificadas quanto os homens com quem dividimos os espaços. Mas, pra chegar lá, a gente precisa se imaginar lá. Se imaginem na Câmara, na prefeitura do seu município e, uma vez lá, o que vocês querem fazer. Podemos, queremos e vamos fazer a diferença”, disse.

Ao lembrar que há mais pré-candidaturas femininas do que masculinas no Cidadania estadual, Zanotto propôs que as mulheres façam “planos de governo do que é possível, mas pra cuidar das pessoas” e pontuou que não existe dicotomia entre técnico e político. “Eu não tive formação política. Tive formação da vida de que o bom técnico também está acompanhado do bom político. Não tem bom político se não tiver uma boa formação técnica”, observou.

Pré-candidata do Cidadania à Prefeitura de Painel, a médica Rúbia Durante, que trabalhava no Mais Médicos, disse ter aceitado o desafios por “acreditar na política como ferramenta de transformação social”. “Acredito na boa política. Nem velha, nem nova, mas na boa política. Quando uma mulher entra na política muda a mulher, mas, quando várias mulheres entram na política, muda a política”, afirmou ao citar frase da ex-presidente do Chile Michele Bachelet.

Ela também pediu que a população confie e respeite as recomendações das autoridades sanitárias e defendeu que a cidade adote medidas mais rigorosas contra a Covid-19. “Não tem tratamento efetivo, só isolamento e prevenção podem controlar o vírus. É preciso consciência e empatia. Tive um primo há dois meses, 37 anos, sem comorbidade, que morreu em 25 dias de UTI. Tenho um tio em UTI. Cuide-se e cuide de seus familiares”, aconselhou, emocionada.

A pré-candidata do partido à Prefeitura de Joinville, Tânia Eberhardt, ex-secretária estadual de Saúde, argumentou que a cidade, campeã de mortalidade no estado e sofrendo com o desemprego, enfrenta as consequências de um mau governo. “Não tem política nova ou velha, o que tem é político sério e político que não é sério. Você tem uma bandeira até assumir aquela função, a partir da eleição você passa a ter um compromisso com todos os cidadãos daquela cidade”, apontou.

O presidente Nacional do Cidadania, Roberto Freire, afirmou, durante o encontro virtual, que a luta pela participação das mulheres na política tem de ser de toda a sociedade e comemorou as projeções de que o partido sairá das urnas com maior representatividade feminina. “Temos quase 100 pré-candidaturas distribuídas pelo país, um recorde. Mesmo tendo bancadas pequenas, as mulheres conseguem sobressair. Nessa eleição, teremos um processo de emergência muito maior”, apontou.

As coordenadoras do Mulheres23 nacional e do Mulheres23 de Santa Catarina, Tereza Vitale e Talien Stofelli, também disseram acreditar em grande êxito das candidaturas femininas nas eleições de outubro.

Leia também

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Convocação para reunião ordinária da Comissão Executiva Nacional – 27/04/2024

Ofício 050/2024 - Cidadania/DN Brasília, 18 de abril de 2024 Prezados(as)...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!