Nota da Juventude23 em celebração aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

A Juventude 23 divulgou nota nesta segunda-feira (13) sobre os 30 anos de instituição do Estatuto da Criança e dó Adolescente (ECA). No texto, o setorial lamenta que o governo Jair Bolsonaro dê seguidas demonstrações de que ignora crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e reitera o compromisso com a luta por uma sociedade mais justa em que essa parcela da população não seja inferiorizada ou forçada ao trabalho.

Leia a integra abaixo:

JUVENTUDE23: 30 ANOS DE ECA

Há exatos 30 anos, a Lei Federal 8.069/1990 instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei que substituiu o Código de Menores que, por sua vez, era norteado pela repressão e pelo controle. O ECA representou – e ainda representa – uma mudança radical de paradigma no tratamento dado às crianças e adolescentes brasileiros e, por isso, é considerado um importante marco legislativo para a proteção e defesa da infância e adolescência no Brasil.

De acordo com o artigo 2° do Estatuto da Criança e do Adolescente, criança é a pessoa com até 12 anos incompletos. Tanto o ECA quanto a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhecem a criança como pessoa em condição peculiar de desenvolvimento, que deve ser tratada como sujeito de direitos legítimos e indivisíveis e que demanda atenção prioritária por parte da sociedade, da família e do Estado.

O Brasil ainda vive uma epidemia de abusos sexuais contra crianças e adolescentes e, de acordo com o IBGE, mais de 18 milhões deles vivem em situação de pobreza. Outros 25 milhões de jovens formam os chamados “nem nem”, já que se encontram sem estudar nem trabalhar e têm o seu futuro comprometido pela falta de oportunidades.

A grande tragédia do nosso tempo é que os que venceram as eleições ignoram a condição de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos. Defendem publicamente o trabalho infantil, a redução da maioridade penal, o extermínio da juventude das favelas, a exoneração dos peritos responsáveis pela investigação de tortura (muitas vezes os únicos a constatar e denunciar as agressões perpetradas por agentes do Estado contra jovens institucionalizados), além de outras agressões graves aos direitos das crianças e jovens que vivem no Brasil – incluídas aí aquelas imigrantes e refugiadas de outros países.

Desde a instituição do ECA, há três décadas, novos rumos foram tomados para garantir a proteção de meninos e meninas de zero a 18 anos. O Estatuto dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente em diversos setores. Trata, por exemplo, do direito à vida e à saúde; do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade; do direito à convivência familiar e comunitária; e do direito à guarda, à tutela e à adoção.

O ECA também estabelece os direitos da criança e do adolescente em relação à cultura, ao esporte e ao lazer; e à proteção no trabalho.

A Juventude23, do Cidadania23, reitera o compromisso de defender o espírito do ECA, lutando por uma sociedade em que todas as crianças e adolescentes do Brasil, independentemente de classe social, tenham acesso à escola digna, à saúde pública de qualidade, ao lazer e ao esporte, em que nenhuma criança seja tratada de forma inferiorizada ou forçada ao trabalho.

Comente em nosso instagram: @j23Cidadania
Visite nosso site: Blog da Juventude23
#JUVENTUDE23

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!