Em live com Dráuzio Varella no Instagram, Luciano Huck defende adoção de renda básica universal

Para apresentador, é preciso garantir rendimento mínimo para que brasileiros vivam com dignidade durante a pandemia do novo coronavírus

Em live nesta quarta-feira com o médico Drauzio Varella, Luciano Huck defendeu a discussão de um projeto de renda básica universal capaz de “trazer as famílias brasileiras para uma linha de dignidade”. 

“O Brasil precisa enfrentar seriamente a questão da desigualdade. Teremos um cenário econômico muito mais grave no pós-pandemia. Todo mundo tem de ajudar. É o momento de olhar à nossa volta”, afirmou.

O médico Dráuzio Varella observou que todos os países têm enfrentado dificuldades em suas políticas de isolamento social. No entanto, a desigualdade é justamente o maior desafio brasileiro no combate à Covid-19.  “Como manter famílias sem qualquer reserva em isolamento? O desafio é enorme”, disse.

Crise Política

Na avaliação do médico, a falta de entendimento político comprometeu o combate à doença no país. Ele disse que a conjunção entre crise política e pandemia foi “nefasta” para o Brasil. “Muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas”, lamentou.

Huck lembrou que o país perdeu muito tempo “discutindo política e não política pública” ao observar que o Brasil está sem titular no Ministério da Saúde há três semanas.

Para Varella, as regras de distanciamento estão sendo relaxadas em um momento delicado de aumento do número de casos. “Do ponto de vista técnico, não é hora de sair do isolamento”, alertou.

O apresentador lembrou do exemplo da Suécia, que aplicou poucas restrições ao contrário dos vizinhos, e enfrentou maior número de mortes, sem salvar a economia.

Por fim, Huck disse acreditar em uma transformação de como a sociedade se organiza. “Está todo mundo muito inseguro. Vamos ajudar quem precisa de ajuda. É hora de um ajudar o outro. E quem precisar de colo não pode ter vergonha de pedir colo.”

Leia também

Por trás do lobo solitário

Discursos promovem o ódio na sociedade moderna.

Surpresa esperançosa

A realização de um Enem para os professores é boa ideia.

Bolsonaro e generais encabeçam lista da PF

NAS ENTRELINHAS Segundo a PF, estivemos muito próximos de...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (22/11/2024)

Brasil fica mais perto da nova Rota da Seda

Os chineses tentam atrair a adesão do Brasil ao programa há anos. Até agora, os governos brasileiros resistiram, por razões econômicas e geopolíticas.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!