‘O presidente vetou o repasse para estados e municípios combaterem à Covid-19, demonstrando insensibilidade com as milhares de famílias vítimas dessa doença’, diz a senadora (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)
Dos 26 vetos presidenciais que aguardam apreciação do Congresso Nacional, pelo menos oito são relacionados a projetos de combate à pandemia da Covid-19.
“Eu tenho plena convicção de que o Congresso vai derrubar esses vetos. O presidente poderá buscar outras alternativas, até do ponto de vista jurídico, mas eu acho que ele não conseguirá, porque há hoje um sentimento muito claro do Congresso em relação a esses vetos”, avaliou a líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama.
Entre as propostas aprovadas por deputados e senadores e rejeitadas pelo presidente Jair Bolsonaro, está a liberação de R$ 8,6 bilhões para estados, Distrito Federal e municípios comprarem equipamentos e materiais de combate ao novo coronavírus, o Veto 19/2020.
“Vamos atuar no Senado para derrubar esse veto presidencial. Com o veto, não se pode usar o saldo remanescente do Fundo de Reserva Monetária, de cerca de R$ 8,6 bi, para aquisição de insumos e equipamentos no combate à Covid-19. O presidente vetou o repasse para estados e municípios para o combate à Covid-19, demonstrando insensibilidade com as milhares de famílias vítimas dessa doença. A justificativa do veto não se sustenta”, afirma a senadora. (Com informações da Agência Senado)