Eliziane Gama critica publicidade do governo em canais com ‘conteúdo inadequado’

É inaceitável culpar qualquer empresa quando a responsabilidade é pura e exclusivamente do próprio Executivo pelos dois milhões de anúncios em site suspeitos”, diz a parlamentar (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), criticou o governo federal pelo direcionamento de recursos públicos para veicular dois milhões de anúncios publicitários em canais com conteúdo inadequado, conforme apontou um relatório da CPMI das Fakes News. Em nota, a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República) afirmou que as verbas publicitárias são direcionadas pelo Google Adsense.

“Já é uma característica desse governo não assumir seus erros. É inaceitável culpar qualquer empresa quando a responsabilidade é pura e exclusivamente do próprio Executivo pelos dois milhões de anúncios em site suspeitos”, disse a parlamentar.

O documento, produzido por consultores legislativos, tem como base informações da própria Secom referente ao período de junho a julho do ano passado. A lista de anúncios inclui páginas que difundem fake news, que promovem jogos de azar e até sites pornográficos. Canais que promovem o presidente Jair Bolsonaro também receberam publicidade oficial.

“É jogar dinheiro do contribuinte fora nesses sites. Esse direcionamento agride grupos consolidados de comunicação e merece forte repúdio de todos os brasileiros”, afirmou Eliziane Gama.

Segundo o relatório da CPMI, a maior parte dos anúncios está relacionada à campanha do governo para promover a reforma de Previdência, aprovada no ano passado no Congresso. A verba da Secom foi distribuída por meio do programa Google Adsense, que paga um valor ao site a cada vez que um usuário clica na publicidade ou apenas visualiza.

Leia também

Marcos Felipi reforça compromisso com avanço do saneamento em Porto Alegre

Câmara de Porto Alegre aprovou, na madrugada desta quinta-feira,...

Gestão do Cidadania23 em Macaé marca avanço histórico na segurança pública

Sob a gestão do prefeito Welberth Rezende, do Cidadania23,...

Ato nº 01/2025 – Presidência estadual do Cidadania/SP

Instauração de procedimento administrativo e suspensão provisória do Diretório...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!