Cidadania no Senado vai propor CPI para investigar divulgação de dados da Covid-19

Para Eliziane Gama, a mudança no boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que deixou de contabilizar número de mortes e de infectados, é uma demonstração de ‘total falta de transparência’ (Foto: Reprodução)

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), disse que a bancada do partido na Casa vai apresentar, nesta segunda-feira (8), requerimento para instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar suposta manipulação de dados da Covid-19 pelo Ministério da Saúde. Além de ficar ‘em manuteção’ por quase 24 horas, o site da pasta voltou ao ar ontem (6) à tarde sem contabilizar o número acumulado de infectados e de mortes pela doença.

“O artigo 37 da Constituição Federal exige que os atos da adminstração pública devem ser marcados pela legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. E atentar contra a Constituição (Art. 85) enseja crime de responsabilidade. O Governo Federal está indo nessa direção, a Nação não vai tolerar tal desatino”, postou a parlamentar em seu perfil no Twtter.

Para ela, a mudança no boletim epidemiológico do Ministério da Saúde é uma demonstração de ‘total falta de transparência’.

“O governo parece querer apagar da memória os mais de 35 mil mortos e os 658 mil casos da doença no País. A total falta de transparência na divulgação desses dados é ilegal e criminosa”, afirmou, ao considerar ‘inaceitável’ a atitude adotada pelo governo no momento em que o contágio e as mortes pelo coronavírus só aumentam.

‘CPI já!’

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, considera urgente a instalação da CPI. Ele parabenizou a iniciativa da parlamentar. “A senadora Eliziane nos representa. Mais do que isso, mostra, com sua ação, o legítimo e significativo papel do Congresso Nacional, controlar e fiscalizar o Executivo, tão mal conduzido por Bolsonaro, especialmente nessa tragédia da pandemia da covid-19. CPI já!”, pediu.

Freire também solicitou o apoio da frente Janelas Pela Democracia, composta pelos partidos PV, PSB, PDT, Rede, além do Cidadania.

“Precisamos unir forças nesta CPI. É dever do Congresso fiscalizar o Executivo e investigar a manipulação de dados sobre a Covid-19 e o aparelhamento do Ministério da Saúde. Brecar a política criminosa de Bolsonaro”, argumentou Freire, em seu perfil no Twitter.

Salvar vidas

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) também protestou na rede social contra a alteração dos dados do boletim.

“Não existe motivo racional para ocultar números de vítimas da Covid. Não interessa a camuflagem escolhida, nada vai esconder o erro brutal de avaliação do governo federal. A gripezinha já matou mais de 35 mil brasileiros. Seria mais nobre reconhecer e corrigir para salvar vidas”, escreveu o parlamentar.

Leia também

Genivaldo Matias da Silva, um herói anônimo da democracia

Por Luiz Carlos Azedo Soube, por intermédio de amigos, do...

Edital de Convocaçao do Cidadania do Epirito Santo

Nos termos dos Estatutos Partidário, da Resolução nº 001/2025...

Cidadania Acre convoca para Congresso Estadual

O Cidadania 23 do Acre realizará, na terça, 9...

Juventude do Cidadania no Rio de Janeiro define sua nova liderança estadual

O Congresso Estadual do Cidadania, realizado neste sábado (29)...

Renovação marca o Congresso Municipal do Cidadania em Itajaí

O Cidadania de Itajaí realizou seu Congresso Municipal para...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!