Câmara votará urgência pra PL de Carmen que obriga a notificação de casos de Covid-19

Ao site O Antagonista, a parlamentar sustentou que informação de qualidade é imprescindível pra planejar o combate à pandemia (Crédito da Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados – 06/04/20)

O plenário da Câmara dos Deputados poderá votar nesta terça-feira (9) o requerimento de urgência do Projeto de Lei 1622/20, de autoria da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), que determina às autoridades de saúde a notificação compulsória e imediata dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e de síndrome respiratória aguda.

Pela proposta, a não obediência à medida poderá implicar responsabilização civil, administrativa e criminal, além de outras providências previstas no Código Penal.

“A transparência de dados detalhados é dever das autoridades públicas de saúde, que precisam prestar contas à sociedade. É um direito de todos os brasileiros serem informados”, afirma a relatora da Comissão Externa que acompanha as ações de combate ao coronavírus.

De acordo com o projeto, as notificações compulsórias deverão seguir os protocolos de transparência e ser apresentadas ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cieves), independentemente de onde tenha ocorrido o atendimento – ou seja, em qualquer unidade de saúde pública ou privada.

Foco no combate à doença

A parlamentar comentou ao site O Antagonista as suspeitas de maquiagem de dados por parte do Ministério da Saúde na divulgação dos casos de Covid-19.

“Nós já temos uma guerra contra um inimigo invisível, que é o novo coronavírus. Não podemos ter uma segunda guerra que é a guerra de dados, a guerra de informação e de contrainformação. Um enfrentamento e uma guerra de dados agora é tudo o que país não precisa”, ponderou.

A parlamentar sustentou que informação de qualidade é imprescindível para combater a pandemia. “Dados claros e consolidados são muito importantes porque são a partir deles que fazemos o planejamento, estabelecemos o foco e definimos uma possível mudança de rota sempre que necessário”.

Ela ainda defendeu ao site de notícias que “precisamos unir forças” e adiantou que a Comissão vai “trabalhar para buscar alternativas para enfrentar essa pandemia sem conflitos”.

O texto do projeto da deputada altera a Lei 13.979/20, que já prevê o compartilhamento entre os governos federal, estadual, distrital e municipal de dados essenciais à identificação de pessoas infectadas ou com suspeita de infecção pela Covid-19.

Leia também

Genivaldo Matias da Silva, um herói anônimo da democracia

Por Luiz Carlos Azedo Soube, por intermédio de amigos, do...

Edital de Convocaçao do Cidadania do Epirito Santo

Nos termos dos Estatutos Partidário, da Resolução nº 001/2025...

Cidadania Acre convoca para Congresso Estadual

O Cidadania 23 do Acre realizará, na terça, 9...

Juventude do Cidadania no Rio de Janeiro define sua nova liderança estadual

O Congresso Estadual do Cidadania, realizado neste sábado (29)...

Renovação marca o Congresso Municipal do Cidadania em Itajaí

O Cidadania de Itajaí realizou seu Congresso Municipal para...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!