Carmen defende que gestores denunciem abuso em preços de medicamentos

As denúncias da Comissão Externa de Enfrentamento da Covid-19 serão levadas ao MP (Foto: Divulgação Agência Câmara)

Diante do impasse provocado pela falta de medicamentos sedativos, como anestésicos e relaxantes musculares, que são usados para intubação de pacientes com Covid-19 nas UTIs , a Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 decidiu encaminhar ao Ministério Público denúncias recebidas de todo país sobre abusos de preços cobrados por medicamentos.

Na reunião, por teleconferência, que foi a terceira rodada de negociações em torno do tema, a relatora da comissão, relatora, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), fez duras críticas aos empresários que, segundo ela, se apropriam do momento crítico em que passa a saúde no Brasil para lucrar com a pandemia.

“Continuem denunciando senhores da rede hospitalar pública, aos parceiros filantrópicos e da rede privada aqueles que estão se apropriando da angústia, deste momento difícil por que passa o país. Os gestores estão desesperados ao ver pacientes morrendo em UTIs. Não podemos perder vidas por causa da especulação”, pediu Zanotto.

“Ninguém consegue comprar. Todos estão com graves dificuldades”, acrescentou, ao alertar que também está faltando anestésicos para as cirurgias cardíacas, oncológicas e demais procedimentos de alta complexidade.

União e solidariedade

Apesar da grave situação, Carmen Zanotto manifestou otimismo com as negociações da comissão externa em conjunto com o Ministério da Saúde e a indústria farmacêutica. “Saímos desta reunião com a convicção de que, com unidade, solidariedade e compreensão, vamos vencer esta batalha”, finalizou

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!