Vinicius Miguel vai ao TCU contra ocultação de dados sobre Covid-19 no Ministério da Saúde

Fechamento do banco de dados do Ministério da Saúde impede o acesso aos seus documentos e às informações públicas, afirma

Presidente do Cidadania-RO, o advogado e professor Vinicius Miguel protocolou junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) um pedido para que o Ministério da Saúde disponibilize imediatamente os dados de processos eletrônicos que atualmente estão ocultos. Hoje, a União Federal adota o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que é todo informatizado e possibilitaria que o cidadão tomasse conhecimento das decisões e documentos públicos.

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos e tem como objetivo promover a eficiência administrativa. Porém, nos últimos meses o banco de dados foi “fechado”, o que impede o acesso aos seus documentos e às informações públicas.

Fala de transparência

Nos últimos dias, o Ministério da Saúde se envolveu em grande polêmica, retardando a disponibilização de dados de contaminados e mortos por Covid-19. Antes disso, a Presidência da República havia editado Medida Provisória dificultando o acesso aos dados – no entanto, ela foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal. Na petição, o advogado requereu que dados e informações dos documentos públicos sejam colocados imediatamente à disposição para consulta e acesso de qualquer cidadão.

Sobre o caso, o professor universitário Sandro Colferai pontuou que a transparência de dados e a publicização de informações sobre as condições de saúde pública, da administração pública de modo geral, são fundamentais tanto pra gestão do setor público, quanto para o planejamento do setor privado e da população em geral.

“Quando esses dados são escamoteados, todos ficam absolutamente sem rumo. É por isso que a gente precisa seguir tendo acesso. E esse acesso precisa ser franqueado principalmente aos meios de comunicação, que são os lugares onde a população tem preferencialmente acesso aos dados do Estado e das entidades privadas que reúne informações de modo geral”, argumentou.

Segundo Colferai, informações sobre o avanço da pandemia de Covid-19 no país são fundamentais para convencer a sociedade sobre a necessidade do isolamento social, por exemplo. ”Quando os dados não aparecem, parece que tudo está bem e as pessoas podem se colocar em perigo, sem saber, por não terem acesso a essas informações”, disse Colferai. (Por Jessica Chalegra, Assessoria do Cidadania-RO)

Leia também

Cristovam Buarque: Tarefa histórica

A educação de base é a principal barreira a impedir nosso avanço civilizatório.

Venezuela caminha do “iliberalismo” para a ditadura

Denúncias de prisões arbitrárias, ameaças, torturas e mesmo a execução de opositores do regime são constantes. A Venezuela vive um caos econômico.

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!