Cidadania-SP reúne 690 participantes em encontro virtual sobre as eleições de outubro

O Diretório Estadual do Cidadania23 de São Paulo inaugurou na noite de segunda-feira (15) um novo momento em sua trajetória com o “Encontro Estadual com Pré-Candidatas e Pré-Candidatos”. Realizado totalmente de forma virtual, o evento reuniu mais de 690 participantes via Zoom e YouTube para discutir temas como Legislação, Comunicação, Redes Sociais e Plano de Governo.

Presidente do Diretório, o deputado federal Arnaldo Jardim (SP) abriu o Encontro fazendo um panorama das ações que o partido vem realizando no Congresso Nacional, como a luta pela manutenção da renda básica, aprovação de verbas para auxiliar Estados e municípios, destinação de recursos para o combate à Covid-19 e crédito às empresas, em especial micro e pequenas. O deputado lembrou que o isolamento impõe aos pré-candidatos um desafio diferente na pré-campanha, mas está otimista com os resultados.

“Estou muito contente como presidente estadual de nosso partido e líder na Câmara por todos esses compromissos, que vamos reiterar nas urnas. Hoje trocamos ideias aqui para fazer um bom trabalho nas eleições apoiados nesta atuação que o partido vem tão bem realizando”, destacou. 

O primeiro painel foi apresentado pelo deputado federal Alex Manente e trouxe o advogado especialista em Direito Eleitoral Alexandre Bissoli repassando orientações sobre a legislação do período – com destaque para o que os pré-candidatos já podem ou não fazer. “Nossa ideia aqui hoje é orientar e capacitar vocês. A política tem se tornado algo extremamente profissional e organizado”, atentou Bissoli.

Ele foi seguido pelo deputado estadual Fernando Cury, que introduziu a apresentação sobre programa de governo feita pelo jornalista Luiz Carlos Azedo, diretor da Fundação Astrojildo Pereira, do Cidadania. Ele apresentou um panorama do momento político atual brasileiro e apontou que “a agenda liberal no sentido político está fortemente vinculada aos direitos humanos”. 

Para Azedo, são essenciais direitos como o acesso à saúde, à segurança, à moradia e à educação. “A agenda liberal não é só econômica, ela é também uma agenda política. Mas ela foi colocada em segundo plano. Porém, ela está vivíssima. Nós precisamos assumir essas bandeiras, senão não teremos políticas públicas com a verdadeira dimensão necessária.”

Momento atual

As transformações pelas quais a sociedade vem passando desde o começo da pandemia influenciarão nas próximas eleições, destacou Carlos Fernandes, presidente do Diretório Municipal de São Paulo, ao introduzir a apresentação de Paulo Guimarães, professor aposentado da Universidade de Campinas (Unicamp) e sócio do Instituto Guimarães de Pesquisa e Planejamento. 

“A pandemia trouxe para nós da área de pesquisa um componente novo, que é obrigar os institutos a fazer pesquisas por telefone. E aí começa um primeiro problema porque uma pesquisa por telefone, com base somente em uma lista telefônica, preserva alguns dados da população, mas não todos. A intenção de votos sai muito prejudicada”, exemplificou Guimarães sobre essas diferenças.

São novidades como o alcance do próprio evento, que contou com participantes de outros Estados como Roraima, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina por ser fácil de ser assistido, pelo YouTube – amplificando o discurso do Cidadania e multiplicando conhecimento de forma acessível às filiadas e aos filiados.

Esse uso das redes sociais encerrou o Encontro, com a jornalista e especialista em Marketing Digital Alice Marcondes repassando formas de como usar toda a potencialidade da internet a favor da campanha de cada pré-candidata ou pré-candidato. Ela apresentou dados que confirmam o virtual como o novo normal e reforçou o poder de mobilização e divulgação de ferramentas como Instagram, Twitter e WhatsApp. 

“As pessoas entendem essas plataformas como ambientes onde elas vão entrar para receber informações. Seja uma notícia, seja uma informação sobre o político que elas acompanham, uma informação sobre os amigos. Mas elas querem também a interação, essa é a grande diferença das mídias sociais. Principalmente na política”, recomendou.

Seguindo essa modernização, o partido disponibilizou todo o conteúdo em seu canal do YouTube, o Cidadania23 SP. O Diretório estadual se prepara agora para realizar encontros regionais por São Paulo considerando o perfil de cada região do Estado.  (Assessoria do Cidadania-SP)

Leia também

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Lira lava as mãos na prisão de Chiquinho Brazão

PSol, PCdoB e PT, os partidos que mais se empenharam na CCJ para acolher a decisão de Moraes, sozinhos, não têm força suficiente para influenciar a pauta da Câmara.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!