A pedido de Eliziane Gama, comissão da Covid-19 aprova convocação do general Eduardo Pazuello

Ministro interino da Saúde vai explicar mudanças na divulgação de boletins de dados da doença na próxima terça-feira (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

A comissão mista da Covid-19 aprovou, nesta terça-feira (16), requerimento de convocação do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, apresentado pela líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), para que ele explique no colegiado as mudanças na divulgação de boletins epidemiológicos de casos de coronavírus no País.

No início do mês, o Ministério da Saúde alterou a forma e o conteúdo da consolidação dos números diários. Por alguns dias, a pasta deixou de fazer a totalização dos mortos pelo novo coronavírus, o que gerou inúmeras críticas da comunidade científica, dos congressistas, de membros do Judiciário e de estudiosos da pandemia. Mas o governo recuou e voltou a usar o método anterior.

“A transparência é essencial para se combater a doença, principalmente agora com os números de infecção e óbitos crescentes”, diz Eliziane Gama, vice-presidente da comissão mista que acompanha a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à pandemia da Covid-19

De acordo com o presidente do colegiado, senador Confúcio Moura (MDB-RO), Pazuello deve depor na próxima terça-feira (23) por meio de videoconferência.

Contagem paralela

Os membros da comissão aprovaram também requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para a formação de uma subcomissão temporária, composta de quatro senadores e quatro deputados, com igual número de suplentes, para criar um sistema paralelo de contagem de casos e óbitos da pandemia do novo coronavírus no Brasil e comparar com os dados oficiais divulgados pelo governo federal. (Com informações da Agência Senado)

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!