Live do Núcleo Evangélico 23 defende diálogo e defesa da democracia

Live do núcleo Evangélico 23, realizada nesta sexta-feira (12), discutiu as “Ameaças à democracia no Brasil”. O encontro contou com a participação do ex-senador Cristovam Buarque, da antropóloga e ambientalista Jane Vilas Bôas, do historiador da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) e pastor congregacional, Lyndon de Araújo Santos, e foi mediado pelo coordenador do núcleo e presidente estadual do Cidadania no Maranhão, Eliel Gama.

O primeiro expositor do encontro virtual, Cristovam Buarque, destacou os problemas enfrentados pelo Brasil em relação à qualidade do ensino público. Ele lembrou que o país ainda possui 12 milhões de analfabetos e que a Reforma Protestante, citando Martin Lutero, teve importância fundamental ao incentivar que seus seguidores, na Alemanha, aprendessem a ler para, sozinhos, interpretar a Bíblia. Até então, isso era exclusividade das elites e dos clérigos católicos. Cristovam sugeriu, inclusive, que talvez uma das bandeiras do núcleo do Cidadania seja a de abraçar a causa do ensino no país.

Para o historiador e pastor Lyndon de Araújo, o país vive ameaças institucionais e à democracia que precisam ser combatidas. Ele acentuou que uma parcela dos religiosos sustenta o governo Bolsonaro, principalmente aqueles que se articulam em torno do que ele classificou como “grandes empresas da religião”. Na sua avaliação, o núcleo do Cidadania poderia fazer um contraponto importante a esse cenário.

“Cerca de 30 a 40% dos evangélicos brasileiros participam da base de sustentação do Bolsonaro e, dentro dela, há, sim, comportamentos antidemocráticos. Essa parcela utiliza uma lógica fundamentalista. O fundamentalismo é um elemento central e de ameaça ao país. Temos o dever de defender a democracia com mais democracia ante essa ameaça que estamos vivendo com esse governo”, afirmou.

Jane Vilas Boas, em sua exposição, argumentou que a fé, o meio ambiente e a democracia são conectados. Ela ressaltou que a própria Bíblia expressa essa tese e lamentou que os seres humanos deturpem a vontade de Deus ao destruírem o planeta em nome da riqueza e da ambição.

“O ser humano recebeu de Deus a absoluta liberdade para escolher e criar. Até porque não poderia ser parceiro nessa imensa obra que é fazer o planeta funcionar. Contudo, Deus não deixou solto. Deu parâmetros ao homem que era o de cuidar e não o de destruir. A teologia do cuidar é um mandado de Deus. Infelizmente, a raça humana não cumpre bem esse mandado”

No encerramento do encontro, Eliel Gama afirmou que o Núcleo Evangélico 23 acredita no evangelho que dialoga com toda a sociedade, sem preconceitos ou prejulgamentos.

“Acreditamos no evangelho que dialoga com o meio ambiente, com a arte e com a ciência. Que dialoga muito bem com os direitos humanos, diferenças humanas. Que acredita na democracia. É em cima desses propósitos que queremos continuar conversando e defendendo nossas ideias e convicções. Acreditamos que um evangelho inteligente pode contribuir, e muito, com o país”, afirmou.

Leia também

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!