A parlamentar defende que o colegiado – composto por deputados e senadores – estabeleça um rito para que o Ministério da Saúde informe de forma obrigatória os dados completos sobre a pandemia (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)
A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), fez um apelo na reunião da comissão mista que acompanha as ações do governo federal na pandemia do novo coronavírus, nesta segunda-feira (08), para que o colegiado crie mecanismos junto ao Ministério da Saúde para dar transparência aos dados da doença no País.
A parlamentar defende que a comissão – composta por deputados e senadores – tenha um papel fiscalizador mais ofensivo e estabeleça um rito para que o Ministério da Saúde informe de forma obrigatória os dados completos sobre a pandemia.
“A comissão foi criada exatamente para isso. Nós fazemos as audiências públicas, os debates e as reuniões, mas precisamos ter um papel também de fiscalizador mais ostensivo neste momento”, defende Eliziane Gama, que considera ‘inaceitável’ o novo critério do governo de divulgação de dados da Covid-19 no momento em que o contágio e as mortes pelo coronavírus só aumentam.
O site do Ministério da Saúde (https://covid.saude.gov.br/) que divulga o boletim epidemiológico ficou ‘em manutenção por quase 24 horas e voltou ao ar no último sábado (06) à tarde reformulado e sem contabilizar o número acumulado de infectados e de mortes pela doença. Além disso, Carlos Wizard, então cotado para assumir a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta, informou em entrevista à imprensa que o ministério faria uma recontagem dos óbitos.
“Precisamos buscar e trabalhar com os elementos que temos para que o Ministério da Saúde estabeleça e garanta essas informações diárias. A transparência é o elemento fundamental para combatermos a pandemia no mundo inteiro. As experiências no mundo que deram certo formam por meio da transparência”, afirmou a parlamentar.
Audiência com Pazuello
Eliziane Gama também cobrou a presença do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, na comissão para explicar o novo protocolo de divulgação da pasta dos casos de Covid-19. Segundo o presidente do colegiado, senador Confúcio Moura (MDB-RO), a audiência pública com Pazuello será dia 22 de junho.