Cidadania entra com representação contra o presidente da Fundação Palmares

Desde que assumiu a presidência da instituição, Sérgio Camargo tem se manifestado com declarações impregnadas de sentimento racista

O Cidadania entrou com uma representação na Comissão de Ética da Fundação Palmares nesta quarta-feira (3) contra o presidente da instituição, Sérgio Camargo. A ação é assinada conjuntamente com a Secretaria de Igualdade do partido (Igualdade 23). Na avaliação do presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, Camargo demonstra total inaptidão para o cargo.

“Um bolsonarista racista que jamais deveria estar presidindo uma instituição tão importante para o país”, disse o ex-parlamentar.

Desde que assumiu o cargo, Camargo tem feito afirmações impregnadas de racismo que vão na contramão da função da instituição, voltada para a promoção e preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.

“Sérgio Camargo é um desqualificado que presta um desserviço à pauta que deveria defender enquanto presidente da Fundação Palmares, bem como ao Brasil”, criticou o coordenador do núcleo Igualdade 23, Romero Rocha.

O jornal O Estado de São Paulo divulgou áudio de uma reunião com servidores no dia 30 de abril, em que Camargo classifica o movimento negro como “escória maldita” que abriga “vagabundos” e chamou Zumbi dos Palmares de “filho da p* que escravizava pretos”. Ele também mostrou desprezo pela agenda da Consciência Negra, chamando uma mãe de santo de “macumbeira”.

Camargo assumiu a presidência da Fundação Palmares em novembro de 2019. Diversas vezes se manifestou para relativizar o racismo, afirmando que a escravidão foi “benéfica para os descendentes”, que o racismo no Brasil é “Nutella” e que “a negrada daqui reclama porque é imbecil e desinformada pela esquerda”.

Na ação, o Cidadania cita o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto 1.117/1994, e reitera que a conduta do presidente da Fundação Cultural Palmares não pode passar despercebida pela Comissão de Ética, merecendo uma análise isenta e uma resposta contundente.

Leia também

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (23/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania Bahia reúne lideranças e pré-candidatos nesta terça

O Cidadania da Bahia realiza nesta terça-feira (23), a...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!