Câmara incorpora iniciativa de Arnaldo Jardim e derruba restrições à doação de alimentos

A Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta terça-feira (19) projeto de lei oriundo do Senado que incentiva empresas a doarem alimentos e refeições excedentes prontas para o consumo. O líder do Cidadania na Câmara, deputado Arnaldo Jardim (SP), chegou a apresentar uma proposta nesse mesmo sentido que foi apensada à matéria.

O projeto de Jardim visa a garantir a segurança alimentar por meio de estímulo à doação de alimentos in natura, industrializados ou preparados. Pela lei vigente, comerciantes podem ser punidos caso doem excedentes de comida de um restaurante, por exemplo. Durante a votação da proposta, o parlamentar comemorou a decisão da Casa.

“É num momento importante , de combate à pandemia, que esta Casa mais uma vez se pronuncia , estimulando a doação de alimentos”, disse o deputado.

Segundo a proposição, fica afastada a responsabilidade civil e penal das pessoas jurídicas de direito privado que não prestam serviço público que realizarem doação de alimentos a pessoas físicas ou jurídicas. Restaurantes e outros estabelecimentos também ficam autorizados a doar o excedente produzido.

Jardim disse que o intuito do projeto é incrementar as doações de alimentos “como meio eficiente para concretizar o direito fundamental à alimentação e, concomitantemente, disseminar o princípio da solidariedade na sociedade civil”.

Leia também

Roberto Freire afirma que Lula não é imbatível e relembra riscos de 2022

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, afirmou que...

Trump/Monroe e o Big Stick

O caráter ditatorial do regime de Nicolás Maduro sempre...

A ditadura de Maduro não justifica a ação de Trump

De há muito lutamos pelo fim do infame regime...

Ano Novo

O Ano Novo é sempre um convite à responsabilidade.Responsabilidade...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!