Marcelo Calero: carta de embaixador brasileiro em Madrid ao jornal El País é “patética”

O deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ) lamentou nesta sexta-feira (29) mais um episódio em que a diplomacia comandada por Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, expõe o Brasil a vexame internacional. Ele se refere a uma carta enviada pela Embaixada do Brasil em Madrid, Espanha, ao jornal El País, em que o embaixador ignora ou finge ignorar que o Brasil se tornou o epicentro global de Covid-19 e cobra do periódico a publicação de notícias positivas sobre o país.

“Embaixador brasileiro em Madrid cobra do jornal El País notícias positivas sobre o Brasil. Mais um episódio patético, em que a diplomacia profissional é submetida a uma lógica alheia ao papel da imprensa e à liberdade de expressão. Mais um sinal de nossa degradação institucional”, apontou Calero, que é diplomata de carreira, em postagem no seu perfil pessoal no Twitter.

Na carta, o embaixador diz que o jornal, com “verdadeira tara” pelo Brasil, buscaria “apresentar panorama de desolação” do país – que já contabiliza 27 mil mortos por Covid-19 (mais do que a Espanha), vem registrando mil mortes diárias e é um dos que menos testam no mundo. Ele ainda reclama que Bolsonaro – defensor do uso de cloroquina contra a doença, contrariando órgãos de saúde do Brasil e do mundo – é pintado como “irresponsável” pelo periódico.

Postagens Recomendadas

Nenhum comentário ainda, mostre que você tem voz!


Adicione um comentário