Freire comemora articulação de frente em defesa da democracia e de oposição a Jair Bolsonaro

Cidadania, PCdoB, PDT, PSB, PSol, PT e Rede avaliarão ações contra a escalada golpista do presidente, diz ele, para quem campo tem de estar aberto a liberais, direita e demais forças democráticas

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, considerou passo fundamental para preservar as liberdades constitucionais reunião realizada nesta quarta-feira (27), com líderes da oposição na Câmara e Senado Federal, para discutir caminhos e unidade de ação em apoio à democracia e contra um governo que se volta claramente para instituir um regime antidemocrático e autoritário no país.

“Se durante a ditadura militar tivemos tempo para construir um grande campo de oposição, ao final vitorioso com a eleição de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral e, posteriormente, com a Constituição de 1988, no atual momento histórico, esse tempo é escasso”, alertou ele.

Segundo Freire, o cenário “exige das oposições e das forças democráticas diálogo rápido e objetivo, que reafirme o primado das liberdades e da democracia”. “A escalada golpista está acelerada e precisa ser contida”, defendeu. De acordo com o ex-parlamentar, o Cidadania vai trabalhar para que essa convergência oposicionista seja a mais ampla possível.

Forças democráticas

De acordo com ele, não pode haver viés ideológico a dividir e posturas de hegemonia política pré-definidas devem ser evitadas. “Aproveito para apoiar, com convicção, a ação do Supremo Tribunal Federal contra a indústria das fakes news, colocada a favor da manipulação e da construção de narrativas antidemocráticas e golpistas”, sustentou.

Conforme o presidente do Cidadania, as redes sociais, importante instrumento de manifestação de consciências e de obtenção de informações, “não podem ser terreno de domínio de milícias e criminosos”.
Roberto Freire argumentou ainda que essa articulação entre Cidadania, PCdoB, PDT, PSB, PSol, PT e Rede precisa estar aberta a forças políticas democráticas de outros campos, não importa se de direita ou esquerda.

“Essa frente de oposição já se encontra presente também em outras forças políticas do campo democrático, formadas por setores liberais e de direita, inclusive dissidentes do bolsonarismo”, pontuou.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!