Marcelo Barreto: O Flamengo adotou o bolsonarismo?

Bandeira do relaxamento do isolamento social agora é também vermelha e preta

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, pediu neste domingo que o imenso contingente de torcedores do Flamengo que discorda da aproximação da atual diretoria do clube com o presidente Jair Bolsonaro se manifeste e repudie o uso político da bandeira rubro-negra.

“Espero que a maior torcida do Brasil diga aos dirigentes do Flamengo que não sejam calhordas, emprestando o prestígio do clube e servindo de instrumento para Bolsonaro continuar atentando contra a saúde do povo brasileiro”, propôs.

Freire faz, assim, coro com o jornalista Marcelo Barreto que, em artigo para jornal O Globo de hoje, lembra que, em cálculo grosseiro, ao menos 18 milhões de rubro-negros não votaram em Bolsonaro e o alinhamento com o presidente desrespeita o estatuto do clube.

“Se o palmeirense Bolsonaro quiser virar a casaca, não há lei que o impeça. Já o Flamengo virar bolsonarista… É difícil dizer jamais no futebol brasileiro, mas os muros da Gávea sabem que não será uma decisão tranquila”, diz Barreto.

Leia a coluna abaixo:

Marcelo Barreto: O Flamengo adotou o bolsonarismo?

Jair Bolsonaro foi eleito com 57 milhões de votos no segundo turno. É possível que entre eles estivessem os de Rodolfo Landim e Márcio Tannure. Presidentes e médicos de clubes de futebol têm direito, como qualquer outro cidadão, a eleger seus representantes políticos. E também é legítimo que, no exercício de suas funções, visitem o presidente da República, falem de futebol com ele, defendam o que consideram ser o interesse do Flamengo e o presenteiem com uma camisa rubro-negra. O conjunto de acontecimentos que levou a uma das fotos mais comentadas de uma semana em que não faltou assunto em Brasília está longe de ser o primeiro e não será o último do gênero.

O Flamengo pode até pedir apoio a Bolsonaro; mas, como instituição, não pode apoiá-lo. Seria, isso sim, ilegítimo — numa conta muito grosseira, projetando os 55,13% dos votos que elegeram o presidente nos 40 milhões de torcedores que o DataFolha calcula ter o clube, esse alinhamento estaria em desacordo com quase 18 milhões de rubro-negros. E, na interpretação que a própria diretoria atual faz do estatuto do clube, é proibido envolvê-lo em manifestações políticas.

Se partirmos do princípio de que Landim e Tannure foram a Brasília apenas pedir ajuda ao presidente para que o clube voltasse a treinar, nem seria preciso continuar a coluna. Mas a visita tem um sério problema cronológico: no dia seguinte, a comissão técnica de Jorge Jesus e os jogadores já estavam em campo, fazendo atividades que ainda eram proibidas pela prefeitura do Rio de Janeiro.

De lá para cá, a prefeitura já deixou de ser um problema para o Flamengo. Primeiro, a secretária de Saúde do município disse não saber se as atividades eram apenas de fisioterapia ao ar livre, o que as imagens captadas pelo Globocop já mostravam. Depois, um fiscal foi barrado no portão do Ninho, sob a prosaica alegação de que não havia um funcionário disponível para recebê-lo. E, finalmente, o prefeito Marcelo Crivella foi chamado a Brasília e convencido por Bolsonaro, de cujo apoio depende para ser reeleito, a derrubar a proibição dos treinos.

O governador Wilson Witzel, que precisa renovar a concessão do Maracanã, tirou o corpo fora, alegando que só é contrário à realização de jogos com público e que cada clube terá de se responsabilizar pela segurança de seus treinos. Outro problema a menos: o Flamengo já tinha em mãos uma carta assinada em conjunto por seus jogadores, que logo depois começaram uma ação orquestrada de posts nas redes sociais dizendo-se saudosos da bola e elogiando as condições sanitárias (que não são iguais para todos; muitos funcionários ainda precisam usar o transporte público para ir ao Ninho).

Com essa rede de apoio, o Flamengo treinou até o fim da semana em que as mortes pela Covid-19 passaram de mil por dia no Brasil. Como contrapartida, o clube mais popular do país se torna um poderoso trunfo para o presidente da República — cuja bandeira do relaxamento do isolamento social agora é também vermelha e preta. Se o palmeirense Bolsonaro quiser virar a casaca, não há lei que o impeça. Já o Flamengo virar bolsonarista… É difícil dizer jamais no futebol brasileiro, mas os muros da Gávea sabem que não será uma decisão tranquila.

Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/o-flamengo-adotou-bolsonarismo-24442690

Leia também

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!