Com emenda de Paula Belmonte, Câmara aprova medidas contra violência doméstica durante pandemia

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (21) o Projeto de Lei 1291/20, que prevê medidas de combate e prevenção à violência doméstica durante o estado de emergência de saúde pública decorrente do coronavírus. A iniciativa seguirá para a análise do Senado Federal.

De autoria de várias deputadas da Bancada Feminina, o projeto foi aprovado como emenda de autoria da deputada Paula Belmonte (Ciddania-DF) que inclui as violências praticadas contra idosos, crianças e adolescentes na lista dos casos que exigem atendimento presencial.

”As crianças, adolescentes e idosos também vêm sendo vítimas de violência doméstica, que se agravou substancialmente durante a pandemia do coronavírus”, alertou Paula Belmonte.

A proposta prevê como mecanismos de denúncias: um número telefônico municipal ou estadual; atendimento por portal eletrônico na internet; e aplicativos de celular gratuitos. Também poderá ser estabelecido convênio para que o Disque 180 – número nacional de recebimento de denúncias – repasse as informações urgentes recebidas para as redes de atendimento local, que incluem delegacia especializada e conselho tutelar.

Ainda de acordo com o projeto,as medidas determinadas pela Justiça,como de afastamento do agressor, serão prorrogadas enquanto durar a emergência de saúde pública.

Leia também

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Convocação para reunião ordinária da Comissão Executiva Nacional – 27/04/2024

Ofício 050/2024 - Cidadania/DN Brasília, 18 de abril de 2024 Prezados(as)...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!