Ao Estadão, Freire diz que impeachment só será viável com unificação de esquerda e direita democráticas

Pedido de afastamento deveria partir de instituição sem ligações partidárias, avalia

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, afirmou que as chances de um processo de afastamento do presidente Jair Bolsonaro avançar dependem da unificação de “direita e esquerda” democráticas em torno do mesmo objetivo.

Na avaliação do ex-parlamentar, o ideal seria que um pedido de impeachment fosse apresentado por uma instituição de for a do Parlamento sem ligações partidárias. “É melhor que o pedido seja de uma entidade ou organização como a OAB ou CNBB”, disse ao jornal.

O Estadão lembra que Freire foi responsável por aproximar o petista Helio Bicudo da deputada estadual Janaína Paschoal e do jurista Miguel Reali Jr, autores do pedido de impedimento contra a ex-presidente Dilma Rousseff.

Ele considera, contudo, que, embora esse cenário vá se impor, as condições para o impedimento ainda não estão dadas. O presidente do Cidadania tem dito que, diferentemente dos processos de Dilma e do ex-presidente Fernando Collor, a mobilização das ruas hoje é muito difícil em razão da pandemia do novo coronavírus, para a qual a única solução eficaz, até o momento, é o isolamento social.

Freire vê como caminho mais viável hoje para eventual afastamento a instalação de uma Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) no Congresso Nacional. O partido é autor de requerimento nesse sentido para investigar as acusações do ex-ministro Sérgio Moro de interferência política na Polícia Federal.

Leia também

Convocação para reunião ordinária da Comissão Executiva Nacional – 27/04/2024

Ofício 050/2024 - Cidadania/DN Brasília, 18 de abril de 2024 Prezados(as)...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (18/04/2024) MANCHETES DA...

Pauta conservadora avança no Congresso

NAS ENTRELINHASPano de fundo é a sucessão dos presidentes...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (17/04/2024) MANCHETES DA...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!