Cirino Neto: A importância estratégica do município de Navegantes – Parte I

Navegantes é uma cidade catarinense que possui condição territorial privilegiada, grande parte em terra plana, com área urbana e rural, que está muito próxima da capital Florianópolis (100km) e de grandes e potenciais cidades do estado, como Itajaí (cidade vizinha), Balneário Camboriú (34km), Blumenau (58 km), Jaraguá do Sul (95 km) e Joinville (84 km).

Diversas entradas se ligam à cidade, muito embora as principais sejam: via BR-470, Travessia do Rio Itajaí-Açú e Bairro de Gravatá. Cortam o município duas vias importante no país: a já citada BR-470 e a BR-101. A cidade também possui um aeroporto internacional.

Por tudo isso, Navegantes tem se tornado o grande vetor logístico do estado e com potencial de crescimento sem precedentes, precisando de investimentos públicos e privados para consolidar este fenômeno.

Entendemos que para o crescimento saudável e para que possa se consolidar no mercado como centro logístico catarinense e até do sul do país, é importante eleger 5 pilares estruturantes de desenvolvimento do município, quais sejam, Educação, Saúde, Mobilidade, Geração de Emprego e Turismo.

Entendemos que, sem estes cinco pilares, o município não consegue se estruturar para dar suporte e condições para as empresas que escolhem Navegantes para atuar, sendo que, neste primeiro ensaio, falaremos sobre saúde e educação para nos próximos abordar os demais temas.

Sobre a Saúde. Hoje o município carece de infraestrutura na área da saúde. A principal referência de média e alta complexidade fica localizada no município vizinho (Itajaí). Um hospital está em construção há mais de uma década e não comporta mais a população existente. Os postos de saúde são precários. Há filas de espera para consultas e exames.

Os servidores enfrentam carência de estrutura de trabalho e estão extremamente desmotivados. Além de tudo, faltam informatização dos sistemas de atendimento ao paciente, consolidação destes dados e até fornecimento de medicamentos pela farmácia central.

Para avançarmos na Saúde, uma série de medidas é necessária. Primeiro, finalizar a construção do hospital, equipá-lo de forma a atender satisfatoriamente a população, suprindo carências como a de um aparelho de ultrassom, e estruturar os Postos de Saúde. Aliado a isso, melhorar as condições de trabalho dos profissionais da área e informatizar todo o sistema de ponta a ponta.

O objetivo é fazer com que as pessoas não tenham mais que enfrentar filas para conseguir uma consulta, um exame ou até mesmo um medicamento. Quanto à Educação, Navegantes está muito atrasada em relação a outros municípios. Faltam apostilas e informatização, as escolas são antigas e depreciadas, há muitos prédios alugados e algumas unidades atendem a pequeno número de alunos.

Além disso, faltam vagas em creches, estrutura para professores e outros profissionais de ensino, que acabam ficando desmotivados, e ensino técnico para jovens. Os problemas são inúmeros. Como mudar este panorama?

Precisamos urgentemente investir na reforma das escolas, construir unidades próprias que comportem grande número de crianças, levantar, no mínimo, 6 grandes creches para atender mães e pais que trabalham, além de informatizar e interligar todas as unidades de ensino.

É preciso ainda ter transparência e acessibilidade para todos, capacitar os profissionais da área e firmar parcerias com SENAI, SENAC, CIEE e demais entidades para cursos técnicos de capacitação de nossos jovens no município.

Cirino Neto é advogado, mestre em Gestão de Políticas Públicas e pré-candidato do Cidadania a Prefeito de Navegantes

Leia também

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Lira lava as mãos na prisão de Chiquinho Brazão

PSol, PCdoB e PT, os partidos que mais se empenharam na CCJ para acolher a decisão de Moraes, sozinhos, não têm força suficiente para influenciar a pauta da Câmara.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!