Cidadania protocola projeto para estender até setembro BPC e renda básica emergencial

Bancada do partido na Câmara destaca que serão impactantes os efeitos da pandemia do coronavírus sobre os trabalhadores informais e as populações mais pobres e que a falta de previsão para o relaxamento das medidas de isolamento social justifica a extensão dos benefícios.

Os oitos deputados federais do Cidadania protocolaram hoje (8) um projeto de Lei para estender até setembro o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Renda Básica Emergencial. O auxílio de R$ 600 que foi aprovado recentemente pelo Congresso Nacional será concedido apenas até junho. 

A bancada destaca que serão impactantes os efeitos da pandemia do coronavírus sobre os trabalhadores informais e para as populações mais pobres. E que a falta de previsão para o relaxamento das medidas de isolamento social justifica a extensão dos benefícios.

O texto do Cidadania estabelece ainda que o INSS, até setembro, poderá antecipar a concessão de um salário mínimo mensal para os requerentes do benefício de auxílio-doença. Pela lei, essa antecipação só ser feita até no máximo junho.

“Todos os segmentos da sociedade estão sentindo os efeitos da crise, mas é inegável que aqueles mais carentes, os beneficiários do BPC, os beneficiários do auxílio-doença, os sem emprego formal, o contingente de pessoas que foram demitidas, os mais necessitados enfim, é a parcela que mais sofre com a crise. Há inúmeros relatos de pessoas que não estão se mantendo em isolamento social simplesmente porque não podem deixar de sair à rua para ganhar o seu sustento, sob pena de não ter o que comer em casa”, justificam os deputados federais.

O projeto de Lei é assinado por Arnaldo Jardim (SP), Rubens Bueno (PR), Marcelo Calero (RJ), Da Vitória (ES), Carmen Zanotto (SC), Paula Belmonte (DF), Alex Manente (SP) e Daniel Coelho (PE).

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!