Alessandro, Eliziane e Freire defendem que Planalto entregue ao STF vídeo citado por Moro em depoimento

‘Quem tem a verdade ao seu lado não precisa esconder provas’, diz o senador; para a líder da bancada, ‘não entregar o vídeo é assumir que o governo tem algo a esconder’; já o presidente do partido lembrou que o próprio Bolsonaro ameaçou divulgar o vídeo e disse que imbróglio pode resultar em obstrução de Justiça (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Eliziane Gama (MA) defenderam em entrevistas ao site ‘O Antagonista’ que o governo do presidente Jair Bolsonaro tem de entregar ao STF (Supremo Tribunal Federal) o vídeo da reunião do chefe do Executivo com ministros citado em depoimento pelo ex-juiz Sérgio Moro, que deixou o Ministério da Justiça.

Segundo Moro, o vídeo comprovaria a interferência de Bolsonaro para a troca do comando da PF (Polícia Federal), um dos motivos de sua demissão do cargo.

“O próprio presidente anunciou que faria a divulgação do vídeo da tal reunião, em tom de ameaça. Quando o Supremo, atendendo a pedido do Procurador-Geral da República, determina a apresentação do mesmo vídeo, surgem desculpas para o não envio. Tenho uma posição muito objetiva e clara sobre o tema: quem tem a verdade ao seu lado não precisa esconder provas”, disse Alessandro Vieira (veja aqui).

Para o senador, a recusa poderá configurar crime de desobediência, assim como a destruição ou edição das imagens representará obstrução de Justiça.

“A divulgação desse vídeo é peça-chave para desvendar as acusações feitas pelo ex-ministro Sergio Moro. Não entregar o vídeo é assumir que o governo tem algo a esconder”, disse a senadora Eliziane Gama (veja aqui).

A líder do Cidadania no Senado ainda acrescentou: “Ao não entregar provas fundamentais à investigação, [o presidente] incorre em crime de obstrução de Justiça”.

Na mesma linha, o presidente nacional do partido, Roberto Freire, disse, em seu perfil no Twitter, que o imbróglio envolvendo tentativa de não esconder ou entregar apenas uma parte do vídeo pode levar até mesmo à cassação do mandato de Bolsonaro.

“A verdade é que o depoimento de Moro, que não teria a tal bala de prata, vai enredando Bolsonaro e governo numa teia de mentiras que pode resultar em obstrução de Justiça e cassação de mandato. O presidente ameaçou divulgar o vídeo e recuou. Moro sustentou. Bolsonaro vai fugir de novo?”, questionou. (Veja aqui)

A AGU (Advocacia-Geral da União) recorreu da decisão do ministro do STF, Celso de Mello, de obrigar o governo a entregar o vídeo da reunião. Quer agora entregar apenas o trecho da reunião que o ex-juiz Sérgio Moro citou em seu depoimento.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!