Carmen Zanotto pede descentralização laboratorial para exames de Covid-19

Objetivo segundo parlamentar é agilizar resultado e diagnóstico da doença causada pelo novo coronavírus no país

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) defendeu nesta quarta-feira (6) a descentralização dos serviços laboratoriais para agilizar o diagnóstico dos testes de Covid-19. Para Zanotto, o país possui uma rede de hemocentros qualificada e universidades que podem contribuir para que o resultado dos exames saia mais rápido.

“Não seria mais fácil treinar mais profissionais para que esses exames não fiquem focados apenas nos laboratórios dos grandes centros?”, indagou a relatora da Comissão Externa de Enfrentamento do Coronavírus em reunião que debateu o tema com vários especialistas, inclusive da Fiocruz e do Laboratório de Biologia Molecular da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

A deputada disse que também é necessário melhorar a logística para que as amostras cheguem com maior rapidez aos laboratórios. Em entrevista, nesta terça-feira, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, admitiu que há 100 mil testes nos laboratórios aguardando diagnóstico.

Santa Catarina

Carmen Zanotto também se disse “inconformada” com o fato de Santa Catarina ainda não ter uma unidade da Fiocruz. “Uma das plataformas (da Fiocruz) pode e deve ser instalada em Santa Catarina. Não vou me conformar. Vivi a crise sanitária da Influenza H1N1 no meu estado e sei o quanto era difícil ter de levar esses exames para o Paraná. Neste momento de pandemia, descentralizar é a palavra-chave”, afirmou.

Leia também

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Lira lava as mãos na prisão de Chiquinho Brazão

PSol, PCdoB e PT, os partidos que mais se empenharam na CCJ para acolher a decisão de Moraes, sozinhos, não têm força suficiente para influenciar a pauta da Câmara.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!