Ex-deputado federal Arnaldo Jordy homenageia Aldir Blanc

Integrante da Comissão Executiva Nacional do Cidadania e ex-deputado federal pelo Pará, Arnaldo Jordy divulgou uma homenagem na tarde de hoje ao músico Aldir Blanc, que morreu nesta segunda-feira (4), vítima da Covid-19. Compositor e escritor, um dos maiores da música brasileira, Blanc tinha 73 anos. Fez em parceria com o grande amigo João Bosco a música “O Bêbado e a Equilibrista”, eternizada na voz da cantora Elis Regina e lembrada nesta homenagem de Jordy.

Leia abaixo:

Anistia e Blanc

Aniquilada, pelo Exército, a “Guerrilha do Araguaia”, no final de 1974, em áreas que compreendiam Goiás (hoje Tocantins), Maranhão e Pará, a tigrada que “torturava, esganava e trucidava” nos porões da ditadura precisava continuar trabalhando.

No Araguaia, foi um verdadeiro massacre. Eram 5000 soldados das forças armadas contra 80 guerrilheiros do PCdoB. Em 1975, os profissionais já faziam a limpeza da área, quando resolveram se voltar contra o velho inimigo, o pacífico PCB, que estava engajado na luta pela democracia.

As primeiras vítimas fatais do Partidão (PCB) foram os jornalistas Vladimir Herzog e o operário Manuel Fiel Filho, torturados até a morte nas dependências do Exército (DOI-CODI), em São Paulo, em 1975. O Brasil, naquela época, já pedia ANISTIA. “Ampla, Geral e Irrestrita”, diziam os cartazes do comitê comandado pela ativista Terezinha de Godoy Zerbini. Em 1978, a pressão aumentava. A ditadura completara 14 anos.

É quando João Bosco e ALDIR BLANC fazem um samba que expressa àquele momento brasileiro. “O bêbado e a equilibrista”, na voz de Elis Regina, deu o tom de um Brasil melancólico, sofrido, mas que não perde a graça, o sorriso (Smile) e a esperança por dias melhores.

O bêbado é uma alegoria do imortal personagem de Chaplin, de luto, entre outras coisas, pelo “choro” de “Marias e Clarisses” no “solo do Brasil”. 

Maria é a viúva de Manuel Fiel Filho. Clarisse é a viúva de Vladimir Herzog.

“Mas caía”.

Arnaldo Jordy

Leia também

“Não funcionou”, diz presidente do Cidadania sobre federação com PSDB

Por Breno MorenoCidadeverde.comEm entrevista ao Jornal do Piauí, nesta...

Vereador de Camaquã/RS busca projetos que deram certo em outros municípios

Vereador Gabryell Santos participou de evento em Brasília e...

Presidente do Cidadania 23 Visita Iguaba Grande e Discute Políticas para o Rio de Janeiro

Na manhã desta terça-feira (9), Iguaba Grande, cidade da Região...

As novas tarifas de Trump: Impactos na União Europeia e no Brasil

No sábado, 12 de julho, o presidente dos Estados...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!