Rubens Bueno vota por mais recursos à Santas Casas

“Voto sim, em favor dos hospitais filantrópicos e Santas Casas do Brasil, que atendem mais de 50% dos pacientes de serviço público de saúde do país”, anunciou o deputado Rubens Bueno (Cidadania/PR), durante votação do projeto que destina uma ajuda emergencial de cerca de R$ 2 bilhões a essas unidades de saúde. A matéria foi aprovada. O aporte é destinado a oferecer um reforço do governo a essas entidades durante a pandemia do coronavírus.

Os recursos serão transferidos pela União a Santas Casas e hospitais sem fins lucrativos para ações coordenadas com o Ministério da Saúde e gestores de saúde estaduais e municipais no Sistema Único de Saúde. O projeto votado hoje é de autoria do senador José Serra (PSDB/SP), ex-ministro da Saúde. Os deputados votaram por videoconferência para evitar aglomeração no plenário da Câmara, como vêm fazendo para evitar contágio pelo coronavírus.

As Santas casas e hospitais filantrópicos enfrentam séria crise, que é crônica. No Brasil, são mais de duas mil Santas Casas. As dívidas delas, em 2018, ultrapassavam os R$ 20 bilhões. São crises que levam, muitas vezes à impossibilidade de pagar fornecedores de insumos de saúde e salários de profissionais, como médicos, enfermeiros e técnicos. Os gestores desses hospitais responsabilizam a tabela de serviços do SUS pelas dificuldades financeiras. Alguns analistas afirmam que o problema é de gestão das unidades.

Leia também

Convocação – Congresso Estadual Cidadania Bahia

PARTIDO CIDADANIA – COMISSÃO PROVISÓRIA ESTADUAL Nos termos do Estatutos...

Presidente Comte Bittencourt recebe o vereador Tiago Forastieri, de Resende (RJ)

O presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, recebeu nesta...

Diretório do Cidadania mantém Comte na presidência e delega poder à Executiva

NOTA PÚBLICA - DIRETÓRIO NACIONAL DO CIDADANIA23Diretório do Cidadania...

Ato da Tesouraria Nacional nº 04/2025

ATO_DA_TESOURARIA_NACIONAL_NBA_04_Baixar

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!