Em reunião por videoconferência da Comissão Externa do Coronavírus, nesta terça-feira (07), a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) defendeu que o Ministério da Saúde promova a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI) para idosos e cuidadores que trabalham em instituições de longa permanência.
A relatora da comissão reforçou que os idosos as maiores vítimas da pandemia do Covid-19.
“Os exemplos do mundo têm nos mostrado que esse grupo vulnerável, principalmente os que estão internados em casas asilares, precisam, com urgência, ser protegidos. Precisamos nos espelhar nos exemplos tristes da Itália e de outros países, em que o maior número de mortes pertence a esta faixa etária”, alertou Carmen Zanotto.
Também como medida de prevenção, ela pediu que sejam testados idosos e as pessoas que trabalham nestas instituições.
Na reunião, coordenada Carmen Zanotto, representantes das instituições e do governo, defenderam que os casos suspeitos de Covid-19 sejam transferidos imediatamente para as unidades de pronto-atendimento de saúde.
Plano de Contingência
Carmen Zanotto anunciou ainda que propor ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a inclusão das instituições de longa permanência no Plano de Contingência de Combate ao Coronavírus.
“Esse medida estratégica poderá minimizar a letalidade dessa doença sobre os internados , que precisam do olhar diferenciado do Poder Público, principalmente agora em que o país vive essa pandemia”, afirmou a parlamentar.