Isolamento social: STF reafirma Constituição e impede politicagem de Bolsonaro, diz Freire

Corte permitiu por unanimidade que unidades da federação têm poder para decidir sobre medidas de contenção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Foto: Robson Gonçalves)

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, avaliou como uma “clara derrota do governo Bolsonaro” a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de permitir que governadores e prefeitos determinem medidas de contenção ao coronavírus em seus territórios. O entendimento da Corte é que a competência da União para legislar sobre o tema não afasta a autonomia e os atos praticados pelos demais entes.

“O STF reafirma o primado da Constituição e impede a politicagem de Bolsonaro contra os governadores. Mais importante ainda, garante o enfrentamento da crise da pandemia do coronavírus, com base na ciência e nas recomendações da Organização Mundial de Saúde. É isso aí”, elogiou, ao lembrar que a decisão vem na hora certa, já que a curva de casos está escalando e relaxar o isolamento vai agravar o quadro.

Justamente para impedir que a contaminação ocorra rapidamente e faltem leitos para atender os doentes, estados, municípios e o Distrito Federal têm adotado o isolamento social, com o fechamento de comércio e escolas para minimizar os riscos. Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que poderia baixar um decreto para liberar a volta dos brasileiros ao trabalho.

Para a líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), a decisão do STF está alinhada com o princípio federativo.

“Cada unidade da federação, aí incluídos os municípios, tem competência e conhece melhor suas realidades. O poder público tem instrumentos para agir se qualquer unidade federativa colocar em risco coletividades maiores. Entendo que o bom senso deva prevalecer nas decisões, amparando-se sempre, no caso da pandemia, na ciência. A vida vem antes da economia”, ponderou a senadora.

Leia também

Projeto de Isabela Souza visa garantir mais proteção à população LGBTQIAPN+

Matéria foi aprovada pela Câmara Municipal de Salvador Salvador poderá...

Em Curitiba, Cidadania filia futuros candidatos a deputado

Dirigentes estaduais, municipais e autoridades do Paraná participaram de...

Arnaldo Jardim defende aprovação do PL da Reciprocidade

Deputado do Cidadania foi escolhido relator da matéria, que...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!