A bancada do Cidadania na Câmara dos Deputados votou nesta quinta-feira (09) favorável à aprovação da proposta que prevê auxílio financeiro às Santas Casas e hospitais filantrópicos, que são os principais parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa (PL1006/2020), do Senado Federal, será encaminhado à sanção presidencial.
De acordo com o projeto, a União repassará R$ 2 bilhões para as instituições sem fins lucrativos atuem de forma coordenada com Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais no combate à pandemia da Covid-19.
No encaminhamento do voto pela aprovação do projeto a vice-líder do Cidadania, deputada Carmen Zanotto (SC), disse que o socorro financeiro do governo vai reforçar a infraestrutura desses hospitais neste momento da pandemia do novo coronavírus.
“Esse suporte financeiro deve ser repassado com urgência para que essas instituições possam prestar um serviço de qualidade e melhorar as condições dos trabalhadores que estão na linha de frente da batalha contra essa pandemia”, afirmou Zanotto.
As instituições sem fins lucrativos atendem mais de 50% da rede pública de saúde.
Carmen lembrou ainda que as Santas Casas e os filantrópicos passam por “graves” dificuldades financeiras devido o subfinanciamento do Sistema. “Essas instituições vivem de empréstimos bancários para garantir o atendimento da população”, informou.
Auxílio Emergencial
O Cidadania também votou pela aprovação da urgência do projeto (PL 873/2020), do Senado, que estende a várias categorias profissionais de baixa renda o direito de receber o auxílio emergencial de R$ 600 durante a pandemia do coronavírus.